Alimentos liofilizados, o que são eles?

3 maio

Alimentos Liofilizados

A liofilização é uma técnica de desidratação utilizada na indústria onde o produto é congelado e submetido a baixas pressões (sob controle de temperatura), de maneira que o gelo formado é sublimado (transformado diretamente em gás) retirando a água do alimento. A retirada de água dos alimentos é base para diversas técnicas de conservação ao tratar de alimentos, como vimos nas postagens anteriores a água é necessária para atividade microbiológica que exerce grande papel na deterioração dos alimentos. Desta maneira, ao reduzir a quantidade de água disponível no alimento há aumento da estabilidade dos produtos prolongando sua validade, tempo de prateleira, sem que seja necessária a adição excessiva de substâncias químicas conservantes.

Durante o processo de liofilização há perda do conteúdo de água sem que haja rompimento das estruturas moleculares e celulares, preservando os nutrientes presentes no alimento e seu valor nutricional. Há assim preservação da qualidade nutricional e aumento da durabilidade, permitindo sua estocagem.

Estudos apontam para diversos fatores que possuem potencial em influenciar a manutenção do valor nutricional de produtos liofilizados quando comparados a alimentos in natura.

Em alimentos que apresentam elevado teor de água (como frutas: banana, maçã, abacaxi), a retirada desta, favorece o aumento da densidade de nutrientes para uma determinada quantidade de alimento. Desta maneira, há aumento do teor de vitaminas, minerais e fibra alimentar e também de carboidratos, proteínas e gorduras (conhecidos pelos nutricionistas como macronutrientes).

A inserção de vitaminas, minerais e fibra alimentar é mais do que desejável no atual parâmetro alimentar do homem ocidental, no entanto, com o aumento da oferta dos ditos macronutrientes há um aumento da oferta energética (aumento das calorias ofertadas por uma mesma quantidade de alimento).

Frutas liofilizadas são, portanto, interessantes recursos a serem adotados para a inserção de frutas em dietas de indivíduos que tenham baixa aceitação a estas. Devido a sua densidade energética é importante dar atenção ao seu porcionamento, controlando a quantidade de alimento a ser ingerido. Apesar do processo de liofilização preservar em grande parte as características originais do produto in natura, a atenção ao consumí-los é necessária, pelo incremento no valor energético do alimento.

Entre os produtos que são conservados por liofilização destacam-se café em pó, ervas aromáticas, frutas e hortaliças (banana, maçã, abacaxi, morango, framboesa, aspargo), cogumelos, alimentos infantis, preparações (café com leite, sopas), carne, peixe, leite, queijo, iogurte, ovo, condimentos e extratos solúveis. Também são submetidas ao processo dietas completas (também chamadas de rações) onde podem se incluir refeições pré-cozidas para o uso militar, viagens espaciais, expedições, esportes específicos.

O café é o produto liofilizado mais consumido, e o emprego da liofilização se dá pelo alto valor da matéria prima bem como pelas altas taxas de extração e preservação de componentes voláteis.

Referências: Vieira Ap, Nicoleti JF, Telis VRN. Freeze Drying of pineapple slices: evaluation of drying kinetics and product quality. Braz. J. Food. Technol. vol.15 no.1 Campinas Jan./Mar. 2012

Garcia LP. Liofilização Aplicada a Alimentos. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2009.

Bortolatto J, Lora J. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO ABACAXI(Ananas comosus (L.) merril) LIOFILIZADO E IN NATURA. Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2011.

 Fonte-imagem: http://www.nitro-pak.com/media/catalog/product/3/0/30020.jpg

Anúncios

4 Respostas to “Alimentos liofilizados, o que são eles?”

  1. Ismael 3 de março de 2014 às 20:54 #

    Adorei a matéria! Muito informativa! Parabéns pelo belo blog.

  2. Priscila Torres 5 de maio de 2013 às 17:28 #

    Estamos organizando o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde, será aqui em SP no dia 08 de Junho de 2013 a participação é gratuita.
    Convidamos a todos do Meta a Colher para estar conosco.
    As inscrições já estão aberta no blog http://www.blogueeirosdasaude.org.br

    Ficaremos honrados com a presença de vcs 🙂

  3. elisabeth ferraz 3 de maio de 2013 às 21:13 #

    Semprei amei nutrição, por eu ser vegana, única em minha família na infância e agora como mãe de hoje mulheres linda e saudáveis, nunca impus meu tipo de alimentação respeitando e exigindo que comessem se tudo um pouco, tanto que apesar de serem carnívoras, minhas filhas também são muito adeptas de verduras e legumes. Acabei me tornando um pouco auto-didata para que se alimentassem corretamente sempre. Amei essa idéia, inclusive quem me deu a dica foi uma das filhotas….PARABENSÃO PELA INICIATIVA, já comecei a divulgaçaõ…

    • christiangcruz 9 de maio de 2013 às 23:51 #

      Agradecemos pelo comentário!
      Ficamos felizes em trazer um pouco de informação aos leitores, obrigado pela divulgação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: