Dúvidas na hora de escolher seu azeite? Fique ligado!

20 nov

azeite

O azeite é um dos óleos vegetais comestíveis mais importantes e antigos do mundo. O azeite é um lipídio líquido à temperatura ambiente, pertencendo assim à categoria dos óleos.

Existem vários tipos de azeites de oliva, cada qual com suas características, que variam de acordo com país produtor, tipo de colheita, seleção e modo de produção. Pode ser classificado em dois tipos: virgem (acidez máxima 2%) e extra virgem (acidez máxima de 0,5%) e a diferença entre eles está no teor de acidez, sendo que quanto menor a acidez, maior a pureza do produto.

O extra virgem é recomendado para consumo cru, como por exemplo, em saladas, por causa do sabor. O virgem, apesar de também ter benefícios, tem o sabor menos apurado e pode ser usado para cozinhar, além de ser mais barato.

Por serem extraídos a frio, são mais saudáveis e nutritivos do que os óleos refinados em larga escala na culinária brasileira. Apresentam diversos benefícios a saúde entre eles: rico em antioxidantes; fonte de vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio; regula a função intestinal; fortalece o sistema imunológico, além de ser altamente digestivo sendo considerada a gordura melhor tolerada pelo nosso organismo.

Mas fique ligado, uma pesquisa recente da Proteste – Associação de Consumidores – testou 19 marcas de azeite extra virgem e constatou que quatro não podem nem ser consideradas azeites, e sim uma mistura de óleos refinados. Além disso, menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extra virgem. Os outros sete são apenas virgens. Ficou na dúvida? Pesquise, prove e escolha o que mais lhe agrada! Sabor, aroma e consistência também influenciam nesta escolha!

Fonte:

Gazeta. Pesquisa constata fraude: tem empresa vendendo óleo como se fosse azeite. Notícias. Cidades. 07/11/2013 – 15h27 – Atualizado em 08/11/2013 – 23h35. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/11/noticias/cidades/1467407-pesquisa-constata-fraude-tem-empresa-vendendo-oleo-como-se-fosse-azeite.html

One, G. M. C e Albuquerque, H. N. de, (Organizadores). Simpósio paraibano de saúde: tecnologia, saúde e meio ambiente à serviço da vida [recurso eletrônico]  João Pessoa: Impressos Adilson, 2012. Disponível em: http://www.institutobioeducacao.org.br/LIVRO%20simposio%20paraibano%20de%20sa%C3%BAde.pdf#page=150

Silva, L. F. O. da, ET. AL. Variação na qualidade do azeite em cultivares de oliveira. Bragantia, Campinas, v. 71, n. 2, p.202-209, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/brag/v71n2/v71n2a08.pdf

 

Fonte imagem: http://receitasdeminuto.com/como-escolher-um-bom-azeite/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: