Aprenda qual o melhor tipo de queijo a ser utilizado em sua preparação culinária

31 out

1

O queijo é conhecido pela sua versatilidade e por conferir um sabor marcadamente acentuado nos alimentos, o que confere às preparações, um toque especial quando utilizado na medida certa e em combinação harmônica com os ingredientes do prato a ser servido. Por isso, aqui vai uma questão importante: você sabe qual o melhor tipo de queijo para ser servido com uma massa, ou então junto a uma taça de vinho? Não? Então confira algumas dicas para você acertar no momento da escolha. 

 

Mussarela: um dos queijos mais consumidos no país, apresenta textura elástica e sabor suave, sendo tipicamente culinário. Pode ser usado em preparações quentes, como em coberturas para pizzas, recheios de tortas e em lanches, e também consumido frio e em saladas.

2

 

Parmesão:apresenta textura dura e sabor acentuado, e pode ser utilizado ralado sobre massas e molhos ou então acompanhado de um vinho tinto de boa qualidade.

3

 

Gorgonzola:queijo de sabor intenso e coloração azulada, que pode ser sevido junto à massas ou picado em saladas. Deve-se tomar um certo cuidado ao utilizar na preparação, pelo sabor marcante deste queijo.

4

 

Provolone: pode ser consumido puro ou com azeite e orégano, sendo ideal para derreter na churrasqueira. É bastante utilizado como petisco e acompanhamento de chopes e cervejas.

5

 

Brie:apresenta textura mole e amarela e casca dura e branca. Possui sabor suave, porém intenso. Pode ser saboreado puro, com vinho branco, pão italiano ou então, na companhia de uma sobremesa de frutas vermelhas, como geleias, por exemplo.

6

 

Mussarela de búfala:sabor suave e textura borrachuda. Pode ser usado em saladas, derretido em pizzas ou como recheios de massas servidas com molho vermelho.Apresenta-se geralmente em formato arredondado.

7

 

Gouda:apresenta coloração amarela, sabor suave e amanteigado e textura borrachuda. Pode ser utilizado como recheio de tortas,puro, cortado em saladas ou em aperitivos acompanhado de uma cerveja escura ou bem encorpada. Costuma ir bem junto à vinhos brancos doces.

8

Além disso, podemos citar o Cheddar, usado em lanches e molhos; o Roquefort, utilizado em molhos e como recheio de carnes vermelhas ou medalhões; o Cottage, como opção em lanches, dentre muitos outros. Dessa forma, o interessante é incorporar queijos de sua preferência nas preparações, bem como criar receitas que levem queijos no preparo, pois afinal, quem não gosta de um bom queijo, não é mesmo?

Referências:

Danielle Barg. Conheça 22 tipos de queijo e delicie-se. Site Terra, 2012. Em: http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/tipos-de-queijos/

Carol Costa. Queijo: o tipo certo para cada prato. Site MdeMulher, 2012. Em: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/queijo-tipo-certo-cada-prato-695081.shtml

Michelle Achkar. Aprenda a combinar queijos e vinhos em 17 passos. Site Terra, 2012. Em: http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/queijos-e-vinhos/

 

Fonte-imagem:

http://www.sabornamedida.com.br/2012/01/queijo-gordo-x-queijo-magro.html

http://img.alibaba.com/photo/253014647/Mozzarella_Di_Bufala.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: