Vossa Excelência, o Queijo!

25 out

Difícil encontrar alguém que não goste de queijo. Uma linda tábua bem servida é sempre uma boa e rápida opção de aperitivo para receber seus convidados, combinados com frutas da estação e, por que não, um bom vinho. Mas qual tipo de queijo escolher? Quais acompanhamentos são mais adequados? Há uma enorme variedade que você pode selecionar para compor sua tábua e isso pode complicar um pouquinho então vamos a algumas dicas.
O primeiro passo é determinar as categorias de queijo de sua preferência. Não é necessário ter queijos de todas as categorias, mas é interessante incluir queijos de diferentes texturas (duro ao macio) e sabores (forte ao suave), há também a opção de escolher pelo tipo de leite usado (ovelha, cabra, vaca), que garante uma gama de sabores variados.
Em seguida, vem o corte. Esta é uma operação que assume um papel crucial na sua apresentação e no controle da oxidação da parte excedente, o que pode alterar o seu sabor. Ao partir o queijo, é importante assegurar que cada fatia terá uma parte da massa e da crosta de forma proporcional, permitindo assim a apreciação de todos os sabores e aromas. Os cortes dependerão da forma e tamanho. Abaixo algumas imagens que ilustram bem

Finalmente vamos servir. Retire sempre o invólucro ou embalagem, deixe a casca para ser retirada na hora do consumo, algumas podem até ser comidas. Ao escolher o acompanhamento, prefira itens cujo sabor seja sutil para não sobressair o principal. Frutas da estação (que não muito ácidas ou muito doces) como maçã, uva, pêra; Frutas secas como damasco, uva passa, ameixa; Frutas oleaginosas como nozes, amêndoas, castanha de caju; Pães frescos de casca crocante e sabor neutro. Para a escolha de vinhos não se assuste, não é preciso ser um sommelier, basta seguir uma sugestão simples:

Queijos suaves …………………………. vinhos tinto leves
Queijos de gosto mais forte ……….. vinhos tintos encorpados
Queijos picantes ………………………. vinhos brancos bem secos.

O restante fica por conta da criatividade, montar uma mesa bonita e bem decorada reunir seus amigos e receber Vossa Excelência o Queijo. Bon appetit!

REFERÊNCIAS:

Site “Queijos no Brasil”: http://www.queijosnobrasil.com.br/

Blog “O que de queijo”: A Arte de cortar os queijos, por Carla Reis: http://oquedoqueijo.com/tag/como-cortar-queijos/

Site “Route des fromage”: http://www.routedesfromages.com/120-pasrenouvelles

Site “Patiscrem”: http://www.pasticrem.com.br/3584.html

Blog “Rough luxe perspective”: http://roughluxeperspective.blogspot.com.br/2013/10/fall-entertaining-tips-on-creating.html

Site “Bem Feitinho”:http://bemfeitinho.net/site/conteudo/4901-noite-de-queijos-e-vinho.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: