Conheça a importância do leite nas preparações

23 out

leite-e-derivados-600x313

A maioria das preparações necessita de ingredientes que promovam a mistura completa dos mesmos e uma boa homogeneização, levando à consistência adequada e preparo sem erros. O leite atua agregando os ingredientes sólidos, trazendo textura, maciez e umidade necessárias. As proteínas do leite contribuem para a sua ação emulsificante e hidratante proporcionando uma absorção mais rápida de água pela massa; além disso, a presença do leite aumenta o valor nutricional das receitas.

Um problema muito comum é a intolerância a lactose e a substituição do leite em preparações pode ser feita através do uso de água e de “leites” vegetais, como o de soja, de arroz, de amêndoa, de castanhas, de coco, entre outros; Há ainda a possibilidade de se utilizar suco de frutas (maçã ou laranja são boas pedidas em bolos).

Também temos os derivados de leite, como iogurtes e queijos utilizados em preparações doces e salgadas, que conferem consistência, sabor e maciez, devido a presença de gordura.

Por terem um uso abrangente em diferentes preparações e por serem de fácil acesso pela população, o leite e seus derivados possuem grande importância na cozinha.

Fontes:

Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 24(4): 494-500, out.-dez. 2004

Sem Lactose. Substituindo ingredientes em suas receitas. Em: http://www.semlactose.com/index.php/2011/10/20/substituindo-ingredientes-em-suas-receitas/

Fonte imagem: http://www.papofitness.com.br/leite-mocinho-ou-vilao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: