Maravilhas com leites e queijos

21 out

A5GAF5Como todos sabem, leite é o conteúdo expelido da glândula mamária que tem o propósito de nutrir e alimentar um (ou mais) filhote(s). Segundo a Instrução Normativa nº 51 (18/09/2002), “Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve se denominar segundo a espécie de que proceda.”

O leite é o primeiro alimento introduzido na alimentação do recém-nascido de qualquer mamífero e como tal deve ter um alto valor nutritivo e é constituído por água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes estados de dispersão.

O leite, porém, não é apenas um líquido ou a fonte de alimentação de um bebê. Para muitos, o ato de amamentar é um ato de carinho, de dedicação da mãe, que cuida daquele bebê, o mima, o acarinha, o protege, o ama…

E tem mais: O leite é o produto principal para várias outras comidas, como o queijo, o iogurte, alguns cremes, vitaminas, entre muitos outros.

O queijo é um concentrado de leite, constituído de proteínas, lipídeos, carboidratos, sais minerais, fósforo e vitaminas. É formado pela coagulação do leite, um processo que os minerais ajudam a fazer e que influenciam a textura do queijo.

Existem muitas formas de se classificar um queijo, porém, as mais comuns são pelo tipo de fermentação utilizada, o tipo de leite utilizado e pelo teor de gordura encontrado no queijo.

Agora ao preparo!

O leite, por ser um alimento completo em sua forma primária não precisa de um preparo prévio, mas pode ser incorporado em várias receitas, como no molho Bechamel ou na criação de um queijo. Ele também pode ser pasteurizado, fervido ou entrar no processo de “ultra hightemperature” ou temperatura ultra alta.

O queijo, por sua vez, pode ser consumido como petisco (cortando-o em cubinhos), num sanduíche e em várias outras preparações que exigem que o queijo seja cortado ou fatiado.

Huum, depois de tanto falar em queijo e leite, bateu aquela vontade de comer alguma coisa! Vamos colocar em prática o que aprendemos?

Molho de queijo

Ingredientes:


2 colheres sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

2 xícaras de chá de leite

1/2 xícara de chá de queijo ralado

Modo de preparo

Derreter a manteiga e adicionar a farinha e o sal mexendo bem e sempre para não escurecer. Juntar o leite vagarosamente, sem deixar de mexer. Ferver durante 2 minutos. Derreter o queijo, mexendo sempre. Despejar então o molho sobre o prato que preferir.


Essa receita fica ótima com uma picanha fatiada temperadinha com alho e sal!

Rendimento: Pouco mais de duas xícaras

Tempo de pré-preparo: 5 minutos.

Tempo de preparo: 10 a 15 minutos.

Utensílios necessários: colheres, panela, xícaras, peneira

Fonte-receita: Receita encontrada no site http://cybercook.terra.com.br/receita-de-molho-de-queijo-r-10-9455.html

Testada: ( ) Sim (X) Não

Fontes:

Revista produção online – http://producaoonline.org.br/rpo/article/viewFile/29/27.pdf

QUEIJOS: ASPECTOS QUÍMICOS, BIOQUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS”, de Katia S. P. Perry.

TÉCNICAS BÁSICAS PARA PREPARO DE ALIMENTOS”, de Simara Rufatto Conde e Simone Morelo Dal Bosco.

Fonte-imagem: chaparral.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: