Ervas e temperos: inúmeras utilidades e sabores

25 set

 

Fonte: testebql1.blogspot.com

Quando pensamos em culinária não podemos esquecer de citar as ervas e temperos, afinal, são os grandes responsáveis pela diversidade e intensidade de sabores junto aos alimentos. De grande valor no passado em importantes transações econômicas, essas especiarias também eram e são utilizadas como condimentos nos alimentos, incrementando as refeições. Devendo ser usadas frescas sempre que possível, com exceção do orégano que quanto mais seco, mais saboroso, elas em sua grande maioria são de fácil cultivo em casa. Porém, muitas ervas como o manjericão e a salsa perdem suas características quando secas, sendo o congelamento em cubos de gelo ou em azeite os melhores métodos de conservação das mesmas.

Mas afinal, quais eram os principais produtos e porque ganharam tanto espaço no mercado?

A canela, por exemplo, que pode ser utilizada ralada ou em pau, é útil no tempero de pães, compotas de fruta e doces. Além disso, é um útil ingrediente na preparação de cervejas, vinhos e perfumes. Tão famoso quanto, o açafrão é obtido de uma espécie de violeta, temperando e colorindo os alimentos. A tão conhecida noz-moscada, originária da Indonésia, possui substâncias com ações anti-inflamatórias  e, em relação à culinária,pode ser utilizado em pratos doces e salgados.

Para quem tem o paladar receptivo a sabores marcantes, as folhas do cominho provocam uma experiência picante e, ao mesmo tempo, levemente amarga.

A cebolinha, planta rica em carboidratos, proteína, lipídios, potássio, sódio, fósforo, ferro e vitamina C, possui folhas intensamente perfumadas e é muito utilizada na culinária francesa. Bastante popular na culinária brasileira, a pimenta-do-reino tem vários tipos de preparações; seu gosto picante abre o apetite, tem propriedades digestivas e aguça a circulação sanguínea.

As ervas e temperos transformam positivamente os alimentos e, algumas combinações parecem ter nascido para serem utilizadas: manjericão com tomate, estragão com frango, orégano com queijo e ovos. Porém, o mais excitante na cozinha é o fato de sempre haver um grande âmbito para novas experiências e para a possibilidade de novas e bem sucedidas mistura de sabores e cores.

 

Fonte:

Faz fácil. Plantas e Jardins. Disponível em: http://www.fazfacil.com.br/jardim/cebolinha-allium-fistulosum/

As especiarias Indianas. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/as-especiarias-indianas.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: