Levando mais cheiros – e saúde – à sua mesa

23 set

ErvasVocê sabia que, além de cheirosas, muitas das ervas utilizadas na culinária trazem benefícios? Exatamente! Além de ajudar a realçar alguns sabores e, consequentemente, diminuir a quantidade de sal utilizado nas suas receitas.

Agora vamos a alguns benefícios que as ervas nos trazem:

O açafrão, por exemplo, pode perfumar e dar cor a diversas sopas de legumes, pratos de arroz e caldeiradas, mas também estimula o aparelho digestivo graças à picrocrocina.

Já o Alecrim, bem mais comum e muito mais utilizado, é rico em flavonóides antioxidantes, podendo também estimular à vesícula e as secreções digestivas.

O Cominho, tão famoso nos pratos indianos, combina bem com as leguminosas, mas também protege o sistema cardiovascular.

Mas cuidado! Não é porque essas e outras ervas fazem um bem danado que elas devem ser utilizadas exageradamente nos pratos, mas sim consumidas com moderação.

O jeito correto de usar esse tempero tão cheiroso depende da preparação que você está fazendo. Por exemplo, num peixe assado, você pode usar um raminho ou mais de tomilho, em vez de duas folhinhas bem picadinhas.

Quer conservar seus temperos? Aqui vai algumas dicas pra você:

-Não compre em grandes quantidades, pois estragam, perdem a cor e o sabor.
-Para conservar por mais tempo, guarde na geladeira.
-Evite comprar por peso. A chance de criar bichinhos é maior. Prefira saquinhos individuais.

Fonte: Sites Idade Maior e Na Minha Panela.

Revista da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (número 14, Julho-Setembro/2012).

Artigo “Carotenoides bixina e norbixina extraídos do urucum (Bixa orellana L.) como antioxidantes em produtos cárneos”, de Carlos Eduardo Rocha Garcia, Vinícius José BolognesiII, Josiane de Fátima Gaspari Dias. Obdúlio Gomes MiguelI, Camila Klocker CostaI, publicado em agosto/2012.

Fonte-imagem: Agricultor de Sofá

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