Vamos colorir a refeição com frutas e hortaliças?

20 set

Frutas e Hortaliças

Frutas e hortaliças são alimentos cujo consumo é de fundamental importância para a saúde, pois são fontes de micronutrientes, fibras e de muitos outros componentes com propriedades funcionais. Mas será que estamos ingerindo quantidade satisfatória?
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, uma dieta de 2000 kcal deve incluir 3 ou mais porções de frutas e 3 ou mais de legumes e verduras. É importante ressaltar que estas recomendações podem variar conforme as necessidades de cada indivíduo, dependendo de seu peso, sexo, atividade física, entre outros fatores.
As frutas possuem natureza polposa, aroma característico, muitas delas são ricas em sucos, normalmente de sabor doce, podendo, na maioria das vezes serem consumidas cruas, (individualmente ou em saladas) mas também podem ser utilizadas em preparações cozidas, como acompanhamento de carnes ou mesmo em forma compotas. São exemplos de frutas: maçã, morango, melão, laranja, banana e tomate. Sim, isso mesmo, o tomate é uma fruta, apesar de muitos o considerarem um legume.
As hortaliças são os vegetais cultivados em hortas. Compreende as partes comestíveis das plantas (raízes tuberosas, caule, folhas, frutos e semente), sendo que as hortaliças verdes providas de folhas são popularmente conhecidas por verduras e as demais como legumes. Podemos citar como exemplos de hortaliças: alface, couves, espinafre, cenoura, rabanete, abóbora, entre outros. Também podem ser consumidas cruas, em saladas, porém há uma infinidade de preparações que utilizam hortaliças cozidas.
Uma refeição colorida, com frutas e hortaliças, além de proporcionar uma excelente apresentação, fornece nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Experimente uma alimentação mais colorida!

Referências bibliográficas
Material didático: Aula de Técnica Dietética: “Frutas e hortaliças”. Faculdade de Saúde Pública-USP.
Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2005.
“Importância das frutas e hortaliças na promoção da saúde”. Artigoriginal. 2009.
“Tomate”. Eliene Percília. Brasilescola, 2013.
“Princípios para uma Alimentação Saudável: Frutos, Legumes e Hortaliças”. Vanessa Candeias et al, 2005.

Fonte imagem: http://www.bbel.com.br/upload_2009/conteudo/comprar_hortalica1_293111151240430.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: