Leite Materno: Alimento completo para os bebês

12 set

O leite materno é o alimento mais completo e ideal para o recém-nascido e nenhum outro alimento poderá superá-lo em suas vantagens. A amamentação forma uma base biológica e emocional tanto para a saúde da mãe quanto da criança (SALES et al, 2000).
O leite materno é um alimento de fácil digestão pelo lactente, pois possui baixo teor de proteína, maior porcentagem de proteína do soro (60%) e menor de caseína (40%) e não é alergênico, possui maior teor de gordura insaturada e é rico em ácidos graxos essenciais. Há um teor elevado de oligossacarídeos, que juntamente com a lactose, contribuem para a formação de uma boa flora intestinal.
Já o leite de vaca tem um teor de caseína muito elevado e pode ser alergênico, formando no intestino do bebê um coágulo de difícil digestão. Além disso, possui um menor teor de lipídeos e ácidos graxos essenciais. As fórmulas infantis são preparadas a base de leites de vaca modificados, tratando-se de fazê-las o mais similares possível ao leite humano, objetivo que nunca será alcançado, já que as fórmulas infantis carecem de elementos protetores presentes no leite materno, como imunoglobulinas e anticorpos.

Bibliografia
SALES, Acilegna do Nascimento; VIEIRA, Graciete Oliveira; MOURA, Maria do Socorro de Queiroz. Mastite Puerperal: Estudo de Fatores Predisponentes. Trabalhos Originais, RBGO – v. 22, nº 10, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v22n10/v22n10a4.pdf. Acesso em: 06 set. 2013, 16h54.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: