A nova comida de hospital

6 set

Quando falamos em comida de hospital logo associamos a algo ruim, sem gosto e que comemos por obrigação. Tem sido um desafio tornar agradável, atrativo e prazeroso uma refeição que deve atender não apenas as necessidades nutricionais de um paciente, mas também suas restrições e preferências, considerando as condições adversas em que se encontra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou defeito”. Pensando nisso, e buscando acabar com a ideia de que comida de hospital é ruim, diversas instituições têm incorporado técnicas da gastronomia nas refeições servidas e também aprimorado seus serviços, transformando o paciente em cliente.

Desta forma, os profissionais que cuidam da alimentação procuram preservar as características sensoriais e organolépticas dos alimentos. A incorporação de ervas finas e secas em detrimento do sal, por exemplo,  favorece o sabor e confere qualidade ao alimento que se enriquece de substâncias antioxidantes que podem até prevenir algumas doenças quando consumidas adequadamente.  O maior enfoque é dado à oferta de alimentos de consumo habitual, de lanches com alta densidade calórica e de pouco volume entre as refeições, enfatizando sempre a necessidade de modificações adequadas na composição de nutrientes, na consistência, no sabor, na temperatura e na apresentação das dietas.

A gastronomia hospitalar é hoje vista não como uma regalia, mas sim como aliada na recuperação de pacientes hospitalizados, uma tentativa de tornar aquela estadia e o momento da refeição um tempo de alívio que minimize o sofrimento, traga alegria e favoreça a reabilitação.

Fontes:

http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/12/artigos/04.pdf

http://jornaldehoje.com.br/gastronomia-hospitalar-um-novo-desafio-para-os-hospitais-um-novo-servico-aos-pacientes/

http://www.crn2.org.br/download/05_04_2013_18_48_20_liana.pdf

http://www.samaritano.org.br/pt-br/informacoes-ao-cliente/conforto-e-hotelaria/gastronomia/Paginas/default.aspx

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=1

http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/84/208-214.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: