Alternativas para técnicas culinárias nas dietas de rotina

4 set

imagesCAOZSDYU

Ao pensarmos no preparo de alimentos para uma dieta normal do dia-a-dia temos uma ampla variedade de receitas e métodos de preparo para que esta dieta fique convidativa, saborosa e contendo o máximo de nutrientes possíveis. Podemos utilizar técnicas que vão desde o branqueamento dos legumes até a cocção no vapor para garantir a menor perda de vitaminas, assim como o congelamento é uma boa opção a longo prazo. Também usufruímos da substituição do sal por mais temperos e ervas, garantindo refeições saudáveis e gostosas ao mesmo tempo.

Porém, quando vamos ao preparo de dietas destinadas a pacientes com restrições (por exemplo, no trato gastrointestinal, em pré e pós cirúrgicos ou com dificuldade de mastigação e de deglutição), como as dietas brandas, líquidas e  pastosas, precisamos ter o cuidado de atender suas especificações de preparo e ao mesmo tempo garantir também a conservação de nutrientes e qualidade do alimento que serão muito requisitados pelo corpo para a recuperação do indivíduo. Os métodos e técnicas culinárias entram em ação neste momento também.

Devemos lembrar sempre que a alimentação mais do que essencial para a vida, é um momento de prazer para as pessoas, pois nós não comemos nutrientes, mas sim alimentos. Portanto, pessoas em situações especiais devem receber muita atenção e serem levadas em consideração, visando o maior conforto na hora de comer e em sua recuperação.

Fonte: http://www.hc.fmb.unesp.br/assistencia/servico-tecnico-de-nutricao-e-dietetica/tipos-de-dietas-hospitalares/

Fonte imagem: ativanutri.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: