Curiosidades sobre Infusões

30 ago

Infusoes

Existem diferentes tipos de bebidas, com diferentes consistências, sabores, temperaturas e aromas, e os infusos com certeza são apreciados por muitos. Mas o que é exatamente uma infusão? É um processo que consiste em deixar de molho em água, fervente ou não, ervas medicinais, aromáticas ou substâncias alimentícias de uma ou mais plantas. Os infusos mais usados são o café e o chá, servidos geralmente quentes ativam a circulação e tem efeito estimulante. Então, que tal conhecer um pouco mais destas bebidas que estão constantemente presentes em nosso cotidiano?

Café
O café tem origem na palavra “kahveh”, isto é “ tostado na panela”. É originário da Etiópia, porém foi na Arábia que se deu o início de seu cultivo e difusão por volta do século XV. É a bebida mais consumida no Brasil e no mundo ocidental. De acordo com o tempo de torrefação, o café pode apresentar coloração mais ou menos pronunciada. O grau de subdivisão que se submete o café, podendo ser granulado e pulverizado, influencia sobre a preparação final da bebida. No Brasil é mais comum o uso de café pulverizado, preparando-o pelo sistema de coador ou com uso de máquina própria, sendo este segundo método o mais eficiente, pois impede a volatização de substâncias aromáticas e mantém o café em temperatura mais adequada. O café é um produto que contém em torno de 1500 componentes químicos, entre eles a cafeína, substância inodora e de sabor amargo bastante característico, que contribui com uma nota de amargor importante para o sabor e aroma da bebida do café. Podemos encontrar ainda substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. O café também pode ser utilizado em preparações culinárias como mousses, bolos e pavês.

Chá
É uma bebida de origem chinesa e o nome é dado às folhas novas e aos brotos da folha do arbusto de chá, depois de terem sido especialmente tratadas e secas. O Japão é responsável pela divulgação da utilização do chá, tornando-se parte da cultura deste país e a segunda bebida mais consumida mundialmente, perdendo somente para a água. Apenas as bebidas feitas a partir da planta Camellia sinensis são consideradas chás, todas as demais são consideradas infusões. Podem ser branco, verde, preto, oolong e vermelho, variando de acordo com os diferentes graus de fermentação da folha. Já as infusões podem ser feitas de diversas ervas, flores e frutas; no Brasil a mais conhecida é o de erva-mate, chamado aqui popularmente de chá-mate. Entre os vários benefícios do chá, podemos citar seus compostos flavonoides que atuam como antioxidantes na inativação dos radicais livres. O modo ideal de se preparar um chá é adicionando água em ebulição sobre as folhas, tampando o recipiente para que não se perca as substâncias voláteis, até que se concentre o ponto desejado. Devem ser armazenados em lugar seco e fresco.

Referências

Material Didático Aula de Técnica Dietética do Curso Nutrição da Faculdade de Saúde Pública

http://www.scielo.br/pdf/qn/v28n4/25111.pdf

http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq/article/viewArticle/113

http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/29676/infusos-e-bebidas#ixzz2d1mYIu8f

http://www.illy.com/wps/wcm/connect/pt/coffee/beneficios-cafe

Fonte imagem

http://www.redefonte.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: