Entendendo e conhecendo os Infusos, bebidas, caldos e molhos:

29 ago

Os caldos são líquidos nos quais ossos, carne, peixe, grãos de cereal ou vegetais foram cozidos e coados. Os caldos são usados como base para outros líquidos comestíveis, tais como sopas, sucos, ou molhos.
Molhos são uma adição semi-líquida de muitas preparações culinárias e, apesar de poderem ser considerados um ingrediente extra num prato, podem ser a diferença entre uma receita e outra com os mesmos ingredientes básicos. Historicamente indianos e chineses aprenderam que certas infusões de água ou vinhos com ervas conservavam peixes e caças, além de funcionarem como tempero. Porém foi somente em meados de 500/400 a.C. que os molhos viraram temas dos livros de gastronomia. Um cozinheiro grego, de nome Sicanus Lebdacus, mergulhou um carneiro sem vísceras e sem pele numa mistura de plantas e álcool de uvas, para resolver o o problema de mau cheiro do carneiro. Com o tempo o molho foi evoluindo e se tornando cada vez mais importante, tanto que temos na cozinha um profissional que cuida somente da preparação dos molhos: o Saucier.
Uma infusão é uma bebida que é feita, em geral, pela imersão de uma substância aromática em água quente ou a ferver. Algumas das bebidas mais comuns e de mais vasta distribuição no planeta são infusões: café , chá, tisana, chimarrão. Sempre há uma confusão entre infusão e chá, a diferença está nos ingredientes das infusões que podem servir para aromatizar e dar sabor a diferentes tipos de chá. Para isso, usa-se a base de chá (preto, verde, etc) e mistura-se com o complemento que desejar.
Uma bebida é um tipo de líquido, o qual é especificamente preparado para consumo humano. Existem muitos tipos de bebidas, que podem ser divididas em vários grupos, tais como água pura, sucos de frutas ou vegetais, bebidas quentes, refrigerantes ,bebidas alcoólicas. Apesar de tantas definições as quatro categorias descritas são amplamente usadas , mas muitas vezes são erroneamente confundidas. Enfim essas são pequenas curiosidades e diferenças sobre essas preparações que fazem parte das nossas refeições e estão muito presentes no nosso dia-a-dia mas que nunca paramos para pensar sua origem, suas diferenças e suas definições. Eis aí uma oportunidade.

Fonte: http://www.nestleprofessional.com/brazil/pt/SiteArticles/Pages/Chef_historia.aspx?UrlReferrer=https%3a%2f%2fwww.google.com.br%2f
http://www.hannyguimaraes.com/rotadocha/2009/07/infusao-e-cha/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: