Nutrição e Culinária, são dois lados de uma mesma moeda?

15 ago

 

 

Para compreendermos melhor a relação da nutrição com a culinária podemos definir o que é alimento e o que é comida, dois itens que permeiam tanto a nutrição quanto a culinária.

Segundo definição da Anvisa “alimento é toda substância ou mistura de substância, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento” (DECRETO-LEI nº 986 – DE 21 DE OUTUBRO DE 1969- ANVISA).

Já comida é o alimento com algum significado sentimental, por exemplo, a macarronada do domingo em família, o arroz branquinho e soltinho da minha mãe, o bolo de fubá da minha avó, a saladinha da semana de trabalho, etc. A comida não fornece apenas os nutrientes que o nosso organismo precisa mas além disso proporciona sentimentos, como saudade, alegria, amor, vontade, etc.

De acordo com o dicionário Michaelis a palavra nutrição significa ato ou efeito de nutrir. Conjunto de fenômenos biológicos que contribuem para a alimentação; a totalidade de fenômenos assimilatórios, com três fases fundamentais: ingestão, digestão e absorção. Gordura. Reforço da energia dos medicamentos por meio de certos ingredientes. Segundo a OMS nutrição é ingestão de alimentos, tendo em vista as necessidades alimentares do corpo.

O significado de culinária, de acordo com o dicionário Aurélio é a  arte e a ciência do preparo de alimentos para a mesa, em geral pelo aquecimento, até modificar seu sabor, consistência, aparência e composição química. O cozimento acentua o sabor dos alimentos e torna sua aparência mais atraente. Torna também os alimentos mais fáceis de serem digeridos. Devido à importância da alimentação para a saúde, a culinária transformou-se numa ciência, e é ensinada em escolas e faculdades.

Tendo estas definições em mente podemos dizer que a culinária é a arte de transformar o alimento em comida, dando à ele significado simbólico, emocional e cultural. Onde entra a nutrição em tudo isso? Por ser a ciência que estuda a ingestão de alimentos que proporcionam nutrientes para o organismos e como se dá a relação do Homem com esse alimento dando lhe significado. Podemos enxergar a relação da culinária, que transforma esse alimento em comida, com a nutrição, que estuda a relação alimento-nutriente-comida-Homem.

Comemos comida, e não nutrientes, assim podemos desmistificar os alimentos e a nutrição. Pois a nutrição não trata apenas da ação biológica do alimento, já que esse é consumido com significado já ditos.  Tratar a nutrição isoladamente como aspecto biológico é ser simplista em sua atuação. Assim a nutrição está intimamente ligada a culinária, estudando porquê as pessoas comem, porquê elas comem o que comem, etc. Sendo a culinária a ferramenta que proporciona o significado para esse alimento transformando em comida.

Assim a culinária para nutrição seria a ferramenta utilizada pelo Homem para dar o significado desejado para o alimento transformando-o em comida e a nutrição para culinária seria a consequência do seu trabalho de modificar o alimento permitindo que ele seja desejado para o Homem que proporcionará o prazer de comer e ingestão dos nutrientes contido na comida.

Referências

http://www.who.int/topics/nutrition/en/

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=nutri%E7%E3o

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=culin%E1ria

http://www.dicio.com.br/culinaria/

Decreto-Lei nº 986- 21 de outubro de 1969- ANVISA

 

Fonte – imagem 

http://camomilanutricao.com.br/servicos/culinaria-infantil-para-eventos/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: