Com o processo constante de globalização, em que o fator tempo se torna um recurso inestimável, aliado à massificação da população através da manipulação de informações e conceitos pela mídia, valores hedônicos e simbólicos são simplificados de tal forma que a apreciação dos alimentos, inclusive o ato simbólico de realizar uma refeição, se reduza a um processo sistemático que visa apenas avaliar custo e tempo.
Estas transformações acarretam em graves consequencias para a saúde da população. Todas estas questões são conhecidas pela sociedade, porém a integração da nutrição com a gastronomia pode ser uma resposta na melhoria destes problemas.
A gastronomia traz a tona todos os valores simbólicos essenciais para a apreciação dos alimentos, entre estes fatores podemos citar a textura, o sabor, a harmonização, o aroma etc.
A interação destas duas ciências exercita tanto a saúde quanto o valor hedônico. Esta combinação traz benefícios surpreendentes em diversos princípios da nutrição saudável e também na aderência dos pacientes quanto à dieta prescrita pelo nutricionista.
Temos como exemplo a prescrição de dietas hospitalares em que os pacientes quando submetidos ao cumprimento das mesmas, associam os momentos de refeição como desagradáveis e obrigatórios. É a função da gastronomia aliada à ciência da nutrição mudar estes conceitos, sendo a culinária responsável pela apresentação diferenciada das dietas , podendo estimular o consumo dos alimentos prescritos a pacientes sem apetite, por exemplo.
Referência:
http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=24
Fonte da Imagem:
http://prevencao.cardiol.br/receitassaudaveis/
Deixe um comentário