Gastronomia aliada à nutrição

14 ago

receitas2

Com o processo constante de globalização, em que o fator tempo se torna um recurso inestimável, aliado à massificação da população através da manipulação de informações e conceitos pela mídia, valores hedônicos e simbólicos são simplificados de tal forma que a apreciação dos alimentos, inclusive o ato simbólico de realizar uma refeição, se reduza a um processo sistemático que visa apenas avaliar custo e tempo.

Estas transformações acarretam em graves consequencias para a saúde da população. Todas estas questões são conhecidas pela sociedade, porém a integração da nutrição com a gastronomia pode ser uma resposta na melhoria destes problemas.

A gastronomia traz a tona todos os valores simbólicos essenciais para a apreciação dos alimentos, entre estes fatores podemos citar a textura, o sabor, a harmonização, o aroma etc.

A interação destas duas ciências exercita tanto a saúde quanto o valor hedônico. Esta combinação traz benefícios surpreendentes em diversos princípios da nutrição saudável e também na aderência dos pacientes quanto à dieta prescrita pelo nutricionista.

Temos como exemplo a prescrição de dietas hospitalares em que os pacientes quando submetidos ao cumprimento das mesmas, associam os momentos de refeição como desagradáveis e obrigatórios. É a função da gastronomia aliada à ciência da nutrição mudar estes conceitos, sendo a culinária responsável pela apresentação diferenciada das dietas , podendo estimular o consumo dos alimentos prescritos a pacientes sem apetite, por exemplo.

Referência:

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=24

Fonte da Imagem:

http://prevencao.cardiol.br/receitassaudaveis/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: