Promoção da Saúde no século 21: Culinária aliada da Nutrição

13 ago

Image

   De um lado a gastronomia, a arte da culinária, a busca pelo prazer que o alimento pode despertar.Do outro a nutrição, onde o equilíbrio dos nutrientes, a variedade, a quantidade e a qualidade são fundamentais. Culinária e Nutrição: duas áreas que estão mais ligadas do que imaginamos! Refletem aspectos da cultura em que estamos inseridos,como a cultura asiática que possui aspectos culinários e nutricionais diferentes do que estamos acostumados, e suas histórias caminham junto com a história da humanidade, a partir do momento em que nossos ancestrais se alimentavam de  vegetais ou animais caçados para esse fim e consumidos crus. Posteriormente, com a descoberta do fogo, os alimentos passaram a ser cozinhados, o que aumentou a sua digestibilidade, possibilitando o desenvolvimento orgânico do Homem. As descobertas da agricultura e da pecuária foram outros fatores que melhoraram, não só a qualidade dos alimentos, mas também a sua quantidade, e a mudança conjunta da nutrição, caminhando passo a passo com a culinária.

   A Nutrição tem como uma das ferramentas principais para a mudança dos hábitos alimentares a culinária, que proporciona uma intervenção no estilo de vida daqueles que buscam por alterações alimentares. Mas isso tem mudado a partir do momento em que com o desenvolvimento industrial, houve um grande impacto na forma como as pessoas se alimentam e consequentemente deixam de lado duas artes nobres, a de se alimentar bem e a de cozinhar. Com a incidência de pessoas trabalhando cada vez mais, e com menos tempo para se dedicar a tais áreas, vem o surgimento da comida rápida (fast-food) e a perda do hábito de praticar a culinária.

   Podemos cozinhar preparações práticas e rápidas que não demandam muita experiência e tempo e que podem ser saudáveis ao mesmo tempo, e isso é uma das melhores qualidades da relação culinária e nutrição, pois aliamos o que nós faz bem com uma técnica que nos acompanhará por muito tempo. Se aprendermos a como tornar a culinária algo prazeroso, terá a habilidade de melhorar nossa saúde.

   Aroma, sabor, aparência, consistência, a forma como se apresentam os alimentos é uma das estratégias para tornar a alimentação saudável algo prazeroso. Os alimentos não induzem o homem à vontade de alimentar-se apenas por sua composição química. É necessário torná-los atraentes. As características sensoriais influenciam os sentidos.A escolha dos ingredientes é fundamental para que o resultado final forneça nutrientes ao seu corpo, além da forma de como preparamos os alimentos, alterando o modo de preparação como por exemplo uma preparação que ao invés de ser fritada, para não utilizar grandes quantidades de óleo e gorduras, muda-se para métodos mais saudáveis, por isso a nutrição se faz presente.

   Criatividade, bom gosto e informação são fatores importantes para criar um prato apetitoso, saudável e despertar estímulos e a vontade de saborear.Unir os conceitos da ciência da nutrição com a arte de apresentar os alimentos da melhor maneira possível é essencial para despertar o interesse das pessoas em relação às preparações alimentares.

   Podemos utilizar então a culinária para promover a alimentação saudável e isso você pode conferir aqui no Blog Meta a Colher.

Referências:

http://maisequilibrio.terra.com.br/comer-com-saude-e-prazer-e-possivel-2-1-1-529.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232011000100013&script=sci_arttext

Fonte Imagem:

7 refeições leves e práticas para o jantar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: