Nutrição e Gastronomia

12 ago

Os dados recentes a respeito do sobrepeso e da obesidade no Brasil são realmente preocupantes. Segundo o IBGE , entre 2008 e 2009, 50% dos homens com mais de 20 anos apresentavam sobrepeso e mais de 10% eram considerados obesos. Entre as mulheres da mesma faixa etária, mais de 45% estavam com sobrepeso e mais de 15% eram obesas. E esse não é um problema exclusivo dos adultos, os dados sobre as crianças talvez sejam ainda mais preocupantes. Mais de 30% dos meninos entre 5 e 9 anos apresentavam sobrepeso e mais de 15% eram obesos. Entre as meninas da mesma idade, 30% estavam com sobrepeso e mais de 10% eram obesas.

Essa realidade é resultado de vários fatores, que somados, trouxeram um impacto negativo sobre a saúde dos brasileiros. Dentre esses fatores, é possível citar o sedentarismo, aumento do consumo de alimentos industrialmente processados, que comumente apresentam  gorduras, sal, alimentos refinados, conservantes, e diminuição na ingestão de fibras, vitaminas e minerais naturalmente encontrados nos alimentos como verduras e frutas.

Tais mudanças de hábitos de vida não atingem apenas a saúde, mas também a cultura brasileira. O consumo de alimentos prontos vem tomando o lugar da comida feita em casa, o que é preocupante, uma vez que a culinária compõe grande parte da nossa cultura.Uma possível maneira de diminuir o consumo de tais alimentos é a reintrodução da gastronomia no cotidiano da população. Gastronomia, segundo o dicionário Michaelis, é a arte de cozinhar e preparar as iguarias de modo a tirar-se delas o máximo prazer. Pode parecer muito ambicioso tratar da importância da gastronomia no dia-a-dia, tendo em vista a sociedade agitada na qual vivemos atualmente, cujo fator limitante, muitas vezes, é o tempo. Muitas pessoas acabam optando por alimentos industrializados para economizar tempo, deixando a saúde em segundo plano. Desenvolver o hábito de cozinhar utilizando alimentos frescos, mais saudáveis e com menos conservantes na dieta da população seria um grande passo para melhorar a saúde dos brasileiros e diminuir o risco de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, etc.. Vale a pena investir um pouco de tempo a favor de uma vida mais saudável e segura!

Esperamos que através do “Meta a Colher” possamos despertar a vontade de cozinhar nos leitores, incentivando também o consumo de alimentos mais saudáveis através de nossas sugestões de receitas. Além de trazer novas informações do campo da nutrição e da gastronomia.

Referências:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/default.php&gt;. Acesso em: 10 ago. 2013

Fonte da imagem:

Guia da Casa. Disponível em: <http://www.guiadacasa.com/cozinha/dicas-para-cozinheiros-iniciantes&gt;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: