Será orgânico mesmo?

12 jul

Como saber se estou comprando um produto orgânico e onde encontrar?

Vamos por partes. O que é um produto ogânico? O produto orgânico é aquele no qual, entre outras finalidades, se busca um modelo de produção que visa otimizar os recursos naturais e socioeconômicos disponíveis dando enfoque nas produção de acordo com as diferenças regionais de cada local. Os alimentos são cultivados sem agrotóxicos, substâncias sintéticas e transgênicos. Tem por objetivo a busca da sustentabilidade econômica e ecológica. Grande parte destes assuntos foram citados em um post recente “Produção de alimentos, sazonalidade e sustentabilidade, há lugar para tudo?”.

Como saber se ele realmente é orgânico?

O rótulo da lhe dirá. Os alimentos/orgânicos tem em seus rótulos este selo:

Percebam que existem dois tipos de selo. Um diz “Certificado por Auditória” e o outro “Sistema Participativo de Garantia”. Qual é a diferençça entre estes selos? Nada mais é que a forma como são certificados de que a produção está nos conformes e se trata de um alimento legitimamente orgânico. O “Certificado por Auditória” é dado por uma certificadora pública ou privada credenciada no Minstério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existe um custo para visitação do auditor e se tratando de agricultura orgânica, não raro, estamos falando de pequenos produtores incapazes de pagarem pela visita e certificação de seus produtos. A alternativa é a união coletiva dos produtores, consultores e consumidores interessados na criação de um sistema responsável pela certificação dos produtos, OPAC ou Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade, feito isso são credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e são correspondentes as certificadoras, tendo escrito no selo: “Sistema Participativo de Garantia”.

Ok, estou começando a entender, mas fora os alimentos orgânicos in natura podem existir produtos processados orgânicos?

A resposta é sim, apesar de serem nichos pequenos no mercado, existem. Nestes produtos a rotulagem pode nos informar o quanto este produto é feito com alimentos certificados. A embalagem pode vir com o dizer “produto ogânico” desde que seja composto por 95% ou mais de ingredientes orgânicos. Alimentos com composição orgânica entre 75% a 95% podem conter em seus rótulos o dizer “produto com ingredientes orgânicos”, lembrando que sal e a água não valem como componentes para a realização do cálculo.

Interessante, mas onde raios posso encontrar esses tais alimentos orgânicos?

Ah, aqui vai uma dica bem interessante, recentemente descobri um site em que se pode obter toda as informações de  quando e onde haverá uma feira orgânica próxima de você! Aqui vai, caso tenham curiosidade, o link Feiras Orgânicas.

Bibliográfia:

Estudo Sobre Rotulagem do Alimento Orgânico. Rio de Janeiro, 2008. Sociedade Nacional de Agricultura.

www.anc.org.br

www.agricultura.gov.br

www.idec.org.br

Fonte-imagem: www.organicsnet.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: