Deixe sua pizza mais saudável

25 jun

 

 

 

Há quem pense que pizza e alimentação saudável não combinam. Mas a verdadeira reeducação alimentar é aquela que incorpora hábitos saudáveis ao cotidiano de cada um. Então, por que abolir alimentos que gostamos, que são teoricamente ‘não tão saudáveis’ e estão incorporados na nossa vida social? Isso nem sempre é preciso. No caso da pizza, por exemplo, a ideia é substituir alguns ingredientes de modo a torná-la menos calórica e mais saborosa e nutritiva.

No preparo da massa podemos substituir metade da quantidade de farinha branca por farinha integral, o que resultará em uma maior quantidade de fibras, de vitaminas e de minerais. As fibras ajudarão na saciedade e facilitarão a digestão. Podem ser adicionados farelo de trigo, linhaça, aveia, gergelim e outros. Com uma busca simples pela internet já é possível encontrar uma série de receitas, se não gostar de nenhuma crie a sua!

E como a maioria das pessoas gosta de massas, vale convidar os amigos para uma ‘pizzada’ caseira e fazer uma releitura de alguns recheios e massas tradicionais. Todos podem colocar a mão na massa e produzir seu próprio alimento.

Depois de pronta a massa, que é a base da pizza, vamos pensar nos recheios. Reinventando um pouco os recheios tradicionais pode-se diminuir a quantidade e caprichar na variedade.Dentre milhares de opções de recheios podem ser usados:

  •   Molho de tomate para umedecer levemente a massa, pode ser caseiro e feito com tomates bem maduros.
  •   Rodelas de abobrinha, berinjela, tomate, cebola, pimentão,azeitonas, brócolis, folhas verdes e cenoura.
  •   Queijos: muçarela de búfula, queijo minas, ricota, requeijão e outros queijos brancos. Parmesão para um toque marcante também é válido.
  •   Ervas frescas como orégano e manjericão para conferir aroma.
  •   E para finalizar um toque de azeite extra virgem.
  •  Para as opções doces: frutas frescas em pedaços com um toque de chocolate meio amargo.

 

Pronto! Com essas dicas você não precisa abolir a pizza do seu cotidiano, sempre lembrando que por mais saudáveis que sejam conferem muita energia e devemos ter moderação no seu consumo.

 

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