Como preparar um bacalhau sem erros

4 jun

bacalhau

O melhor jeito de começar o pré preparo do bacalhau é fazer a dessalga na geladeira e nunca variar a temperatura da água que deve ser pouca sendo o suficiente para cobri-lo. Na água gelada o bacalhau não elimina odor algum. Se ficar fora da geladeira, ele pode ficar com cheiro forte e até estragar.

Após isso deve-se ficar atento ao tempo do dessalgue – que é diretamente proporcional à espessura do bacalhau. O perigo não é só deixar o peixe muito salgado, mas levar seu sabor água abaixo se a demolha for muito longa. Geralmente são 24 horas para postas médias, 40 para as grossas e 48 para as muito grossas.
Ao iniciar o preparo um aviso: o bacalhau nunca pode ser fervido. As altas temperaturas deixam o peixe borrachudo como chiclete. Quem for utilizar a água de cozimento deve levar o peixe ao fogo em água fria, retirar quando levantar fervura e deixá-lo descansar na panela por 15 minutos, com a chama do fogão desligada. Se a opção for servi-lo com batatas, por exemplo, elas ganharão sabor especial preparadas nesse líquido.

Se a ideia, porém, é descartar a água, a dica é levar o ingrediente à panela assim que ela ferver, cozinhar por quatro minutos e deixá-lo descansando por mais dez, longe do fogo. Na hora de assar, o peixe não pode ressecar. A temperatura de cocção sendo do forno ou da água de cozimento não deve ultrapassar os 150 graus centígrados.
Para desfiar o bacalhau basta colocar a carne num pano de prato, formar uma espécie de trouxa, e apertá-lo com as mãos.

Outra dica: não se pode tirar espinhas e peles antes do preparo pois sem a pele ele perde a umidade e tirando a espinha o sabor se esvai.

Fonte-texto: http://www.meionorte.com/noticias/politica/chef-portugues-da-dicas-de-preparo-de-bacalhau-10812.html
http://receitas.ig.com.br/bacalhau-perfeito/n1596834602179.html

Fonte-imagem: http://culinaria.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/receitas-de-estrogonofe-de-bacalhau-3/receitas-de-estrogonofe-de-bacalhau-5.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: