Existe diferença entre carne seca e charque?

23 maio

Sem t_tulo2

A carne seca ou charque é constituída por mantas de carne desidratada muito consumida e usada no nordeste e sul do país.  É considerada um produto artesanal em que as mantas de carne bovina recebem salga seca e vão direto para a exposição do sol, passando por um processo que inibe o crescimento de bactérias, preservando das ações nocivas que ocorrem devido ao excesso de umidade, além de reduzir custos com embalagem, armazenagem e transporte, pois não necessita ser mantido sob refrigeração. Para sua fabricação, vários cortes tradicionais são utilizados tais como ponta de agulha, dianteiros e carcaças. Comumente, os termos carne seca e charque são utilizados como sinônimos. Na realidade existem diferenças quanto ao processamento:

CHARQUE: É a carne bovina, salgada e dessecada e é resultado da salga forte compreendendo várias etapas: salga úmida, salga seca, ressalga, pilha de volta, tombos, pilhas de espera, pré-lavagem, dessecação e expostas ao sol sempre nas primeiras horas da manhã. Por fim, o charque é prensado em pequenos pacotes e envolvido em um pano de algodão ou então embalado em fatias de 500g a 1 Kg em plástico, sob vácuo.

CARNE SECA: É a carne bovina salgada, curada e seca. Após o processo de salga e escorrimento da salmoura, elas são expostas ao sol nas primeiras horas da manhã. Na salga (salmoura) usa-se cloreto de sódio e nitrito de sódio ou potássio. Além ainda, o teor de umidade é maior quando comparado ao charque. Isso permite desenvolvimento de sabor e de cor uniformes. Por fim, a carne é dobrada e embalada em esteiras de palha costurada com barbante, em fardos de aproximadamente 100Kg.

O processo de conservação artesanal de carnes pelo processo de salga e dessecação ao sol é conhecido há muito tempo na América do Sul, especialmente na região dos Andes. Lá o produto é chamado pela língua quéchua de charki que pelos gaúchos foi chamada de charque.

Fonte:          www.sebrae.com.br/sc

Fonte imagem : http://www.noticiasdematogrosso.com.br/fotos-noticias/Sem%20t_tulo2.jpg

Anúncios

Uma resposta to “Existe diferença entre carne seca e charque?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: