Conhecendo a CEAGESP

14 maio

ceagesp

Sim, é “a” CEAGESP e não “o” como se costuma ouvir. Na última quarta-feira (08/maio) a sala foi fazer uma visita ao Varejão da CEAGESP e agora contaremos um pouco sobre ela para vocês.

A CEAGESP, para quem não conhece, significa Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, surgiu no ano de 1969. Hoje, a empresa é responsável por manter a maior rede pública de armazéns do Estado de São Paulo, contando com um complexo de vários centros atacadistas, que garantem o abastecimento de uma grande parte do Estado. A empresa também oferece serviços de apoio à área de produção agrícola aos comerciantes e consumidores.

Aqui na cidade de São Paulo se encontra a sede da CEAGESP, a qual está localizada dentro do Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), considerado uns dos maiores centros atacadistas de alimentos do mundo em volume de comercialização. Lá chegam por volta de 10 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores vindos de 1500 municípios brasileiros e de outros 18 países todos os dias.

No final da década de 70 a empresa começou um processo de descentralização e assim inaugurou, em São José do Rio Preto, o primeiro centro fora da capital. Hoje, além de São Paulo e São José do Rio Preto, podemos encontrar centros em Araraquara, Avaré, Bauru, Botucatu (Rubião Jr.) Fernandópolis, Palmital, Pederneiras, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Tatuí, Tupã e São Joaquim da Barra.

A CEAGESP é muito conhecida por sua atividade atacadista, mas ela também abre espaço para o comércio varejista de hortifrutigranjeiros, através dos chamados varejões. O qual a turma foi conhecer. Neles são oferecidos para o consumidor final frutas, legumes, hortaliças, pescado, carnes, queijos, ovos, aves e cereais. E para quem quer jantar ou fazer um lanche lá também se encontram bancas de pastéis e salgados, bolos, lanches, comida japonesa, churros, caldo de cana etc.

Os Varejões CEAGESP são realizados três vezes por semana e movimentam mais de 250 toneladas de produtos por mês. São semelhantes às feiras-livres e realizados em São Paulo e na unidade de Sorocaba.

Para quem ficou curioso e com vontade de conhecer os Varejões da capital , eles ocorrem na    Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina, com estacionamento gratuito no local.
Aos       
Sábados:  das 7h às 12h30 e Domingos: das 7h às 13h30 no Pavilhão MLP – entrada pelo portão 3.
                Quartas-feiras:  das 14h às 22h- no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo portão 7.

E para quem quer se esquentar nessas noites frias de São Paulo, começou no dia 08 de maio o Festival de Sopas que pela programação vai até o dia 18 de agosto. Lá você encontrará vários tipos de sopas pelo preço fico de R$26,90. Mais informações aqui: http://festivaldesopasceagesp2013.wordpress.com/ e aqui http://www.ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/index_html

Raíssa  Fernandes Tavares

Referências: http://www.ceagesp.gov.br/

Fonte-imagem: Acervo próprio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: