O que são conservantes e aditivos alimentares?

10 maio

food-additives

O que são conservantes e aditivos alimentares? E por que estão na nossa comida?

Você já deve ter reparado que ao ler a composição dos alimentos em seus rótulos (no caso de alimentos industrializados), é quase uma “lei” que você irá encontrar ingredientes com nomes estranhos, como o propionato de cálcio, ou estearoil 2-lactil lactato de cálcio, e que nem fazia ideia de que o alimento em questão teria ingredientes como estes. Os ingredientes acima citados são conservantes e aditivos alimentares.

 

Mas por que tais ingredientes estão no meu pão de forma? 

Alimentos industrializados, como no caso do pão de forma, são produzidos em largas escalas, portanto, a vida de prateleira desses alimentos deve ser maior do que a de alimentos artesanais ou in natura. Além disso, alimentos industrializados oferecem a praticidade, pois estes já vêm prontos ou semiprontos para o consumo, “solucionando” a vida corrida que temos nos dias atuais.

Acontece que nem tudo é tão fácil como parece. Para que os alimentos sejam tão práticos e duráveis, é necessário o uso de centenas, se não milhares de aditivos químicos que podem não ser tão vantajosos para a saúde de quem os consome indiscriminadamente. Portanto devemos pesar qual o fator mais importante para nós: a praticidade dos industrializados ou a saúde dos produtos in natura.

 

Os aditivos que são mais comuns em alimentos são:

Conservantes: Sua função é evitar a ação de microrganismos que agem na deterioração dos alimentos, aumentando sua vida útil.

Corantes: Sua função é dar cor aos alimentos, fazendo com que este fique com uma aparência mais próxima do natural, elevando assim a aceitação do consumidor. Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados.

Aromatizantes: Dão gosto e cheiro aos alimentos industrializados. Assim como os corantes, sua função e tornar o alimento mais parecido com produtos naturais, aumentando a aceitação do mesmo. Exemplos clássicos são bebidas que não possuem frutas em sua composição, tornando os corantes e aromatizantes os ingredientes determinantes do sabor.

Antioxidantes: Procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo, assim como os conservantes. São normalmente aplicados em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a oxidação e assim a formação de “ranço”.

Estabilizantes: Estabilizam as proteínas dos produtos, mantendo sua aparência e integridade.

Acidulantes: São empregados principalmente em bebidas, possuindo função similar à dos aromatizantes. Acidulantes podem imitar o sabor de algumas frutas, dando sabor ácido ou agridoce para as bebidas.

 

Alguns exemplos de alimentos industrializados cujos aditivos podem ser nocivos para a saúde:

Salsicha: Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos.

Pudins e Iogurtes: Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.

Balas, Gelatinas e Doces: Os corantes podem ser nocivos, pelo risco de alergias. Há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.

 

A dosagem é crucial para que haja um prejuízo à saúde do consumidor ou não. Ou seja, deve haver um controle sobre o consumo de alimentos industrializados, dando sempre preferência para produtos frescos.

A dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde.

Fonte:

http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm

Fonte da Imagem:

http://perfectbodyrx.com/2012/04/15/the-truth-about-food-additives/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: