Como congelar alimentos sem prejudicar suas características sensoriais e nutricionais.

29 abr

congelamento

A utilização das baixas temperaturas para prolongar a vida dos alimentos, vem desde a época da pré-história, quando se usava neve e gelo para conservar as presas caçadas.

  • Qual é a faixa de temperatura dos equipamentos de congelamento?

A temperatura dos freezers, geralmente, varia em torno de -10°C a -40°C, estando, a temperatura média do freezer doméstico entre 18°C a 23°C.

  • Como a temperatura do congelador age sobre os alimentos?

Do ponto de vista microbiológico, o frio do interior dos congeladores promove a inibição do crescimento microbiano, contudo, não causa a sua morte. Por isso, são importantes os cuidados na manipulação dos alimentos, tanto antes do congelamento, quanto depois – no descongelamento. Do ponto de vista enzimático, o congelamento retarda a deterioração dos alimentos, pois abranda a atividade enzimática, que pode causar sua deterioração. Do ponto de vista nutricional, ao congelar algumas frutas e legumes (antes desse processo, geralmente ocorre à passagem dos alimentos em água fervendo para escaldar), há a inativação de enzimas e leveduras que poderiam eventualmente continuar a causar danos aos alimentos.

  • Existem alimentos que não devem ser congelados?

Em alguns alimentos, verifica-se uma perda de textura e firmeza,quando congelados, mas nada que confira efeitos negativos à sua segurança. Legumes para salada e cogumelos são exemplos de alimentos que não possuem boa tolerância ao congelamento. Molhos, natas e outros alimentos gordurosos, tendem a uma separação de fases quando submetidos a baixas temperaturas.

  • Quanto tempo podemos manter os alimentos no congelador?

Essa permanência depende dos produtos em questão, quando aplicável, devem-se seguir as instruções mencionadas em seus rótulos.

  • Dicas para um bom congelamento:

• Para acondicionar os alimentos, use sempre sacos próprios para congelamento ou recipientes plásticos adequados, que contenham em seu interior o mínimo de ar possível, para proteger e prevenir queimaduras causadas pelo frio.

• Se a preparação do alimento envolveu calor, congele-o ainda quente para manter o máximo das suas características nutricionais e organolépticas. Alimentos que foram congelados e descongelados, nunca devem ser congelados de novo.

Fonte imagem: http://receitasdeminuto.com/como-congelar-alimentos-corretamente/

Referência texto: http://pt.scribd.com/doc/11814919/Manual-de-congelamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: