Crie sua própria horta de ervas e temperos!

22 abr

As ervas tem uma participação especial na culinária e na gastronomia. Conferem sabor, acentuam aromas e seu uso pode até mesmo definir a identidade da comida de uma região. Muitas pessoas buscam cultivar essas ervas para ter a planta sempre à mão, sempre fresca. Mas com a correria do dia-a-dia, e também o espaço limitado dos apartamentos, tão constantes na vida moderna, apenas quem dispõe de tempo e espaço pode usufruir deste privilégio.

Ou não! Hoje, já existem técnicas que possibilitam o cultivo de plantas no espaço reduzido de apartamentos. Para aproveitar os pequenos espaços em sua casa, utilize uma horta suspensa! Você pode utilizar desde vasos até jardineiras (de plástico ou barro), mantendo num local com claridade e regando todos os dias. Monte seus recipientes seguindo os seguintes passos:

 A seguir, listamos técnicas para cultivo de algumas das ervas mais usadas pelos brasileiros:

– Alecrim (Rosmarinus officinalis) – usado para temperar carnes em geral, legumes e omeletes. Cresce bem em ambientes muito ensolarados.

– A cebolinha (Allium schoenoprasum) pode ser semeada em pequenos vasos de barro, gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica, e para obtê-la mais rapidamente, aproveite as mudinhas que são vendidas na feira.

– O coentro (Coriandrum sativum), conhecido também como salsa chinesa, tem as folhas parecidas com as da salsa, mas seu sabor é bem diferente, mais próximo ao do limão. Suas folhas são usadas em inúmeros pratos à base de peixe, as sementes em conservas e o coentro em pó para aromatizar massa de pães e carnes assadas.

– O orégano (Origanum virens), é uma erva originária do Mediterrâneo, muito usada em peixes, carnes, saladas, molhos e suco de tomate. Gosta de ambientes ensolarados e solo leve e arenoso, com boa drenagem. Renove o solo do vaso anualmente, com uma mistura nova e nutritiva.

– A salsa ou salsinha (Petroselinum sativum), é originária da Europa. É bastante popular no Brasil e entra na composição de inúmeras receitas salgadas, como carnes, sopas, bolos e saladas.


Fonte-imagens: Revista Casa e Jardim (online)

Portal Nacional de Saúde – Unimed Brasil – Aprenda a Cultivar temperos em casa

Bibliografia: Jornal do Commercio, Recife – 15.10.2000 Domingo

Jardim de Flores – Mini horta de ervas e temperos

 

Anúncios

Uma resposta to “Crie sua própria horta de ervas e temperos!”

  1. maria izabel leão 24 de abril de 2013 às 08:45 #

    Adorei o site e já indiquei para amigas, bom trabalho, Izabel Leão, Jornal da USP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: