Apresentação dos alimentos na atenção dietética

19 abr

Em estudo recente, publicado em 2013, da Universidade Federal de Minas Gerais, cientistas investigaram o potencial da aparência de um alimento em influenciar a satisfação de pacientes internados em um hospital. O alimento dado era um purê com ou sem a decoração comestível e, junto ao alimento, cada paciente recebia um questionário para classificar o alimento como excelente, bom, regular, ruim ou péssimo.

Após a análise dos resultados, ainda que não constatada diferença estatística ao observar as avaliações dos alimentos decorados, foi observado que havia uma tendência entre a decoração e a satisfação, mostrando que a característica visual poderia influenciar na satisfação.

pure_de_batatas7

O que podemos concluir com tal estudo? Que a técnica diética para dietas especiais pode ir além de cortar, liquidificar e coar. Há possibilidade de trabalhar o gosto do alimento e seu aspecto visual, exceto para dietas com limitações muito severas, com uso de condimentos naturais e um trabalho diferenciado.

Alguns posts atrás, neste blog, falamos sobre a “gastronomia hospitalar“. Como uma nova forma de preparar os alimentos servidos no hospital, aliando cada dieta específica (pastosa, liquida, branda, leve ou geral) com técnicas culinárias capazes de melhorar o aspecto sensorial dos alimentos, seja na parte gustativa ou visual, estabelecendo uma relação do paciente entre seu alimento e auxiliando numa melhor recuperação tanto física quanto psicológica.

Fonte: Priscilla Ceci Lages, Rita de Cássia Ribeiro, Luciana Santos Soares, 2013. A Gastronomia como Proposta de Qualificação Dietética das Refeições Hospitalares Pastosas: Análise, Intervenção e Avaliação.

Imagem: http://lentilhas.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: