A valorização da preparação de alimentos

18 abr

nutri

 

A alimentação é fonte de saúde, prazer, sabor,amor, lembranças , tem valor simbólico, e, durante muito tempo foi tratada apenas com o intuito de suprir as necessidades calóricas dos pacientes sem levar em consideração o fator degustativo,  tornando o conceito de comida hospitalar como “sem gosto” ou “sem graça”, dificultando ainda mais o tempo de internação dos pacientes em hospitais.

Devemos, antes de tudo, procurar um equilíbrio nutricional, buscando variedades de alimentos,sabores,perfumes e cores, que conferem um pequeno toque de liberdade às dietas  e permitem  conciliar rigor e fantasia. O conhecimento da arte de cozinhar pode proporcionar maior prazer aos pacientes e deve aumentar a aderência dos pacientes a dieta, conferindo-lhes momentos agradáveis durante o período de internação.

Antes de preparar o cardápio devemos nos atentar para as necessidades de cada paciente e lembrar que a palatabilidade associa – se com a ativação dos 4 sentidos – cheiro, visão, textura e sabor e que o indivíduo em ambiente hospitalar na maioria das vezes não tem preferência por elaborações requintadas e sim, por aquelas que tragam aconchego e conforto, lembrando as preparações que este consome em sua própria casa.

É válido ressaltar que COMER, além de necessidade é um ato de prazer e a missão dos nutricionistas junto aos funcionários dos hospitais, neste sentido, é fazer com que o paciente sinta-se bem alimentado durante o período de internação e tenha um rápido restabelecimento.

fontes: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=24

http://www.nutricaoclinica.com.br/201001041030/gastronomia-hospitalar/desafios-da-gastronomia-hospitalar

fonte imagem:http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/hotelaria-hospitalar-rumo-a-humanizacao/55926/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: