Dietoterapia: Dieta Pastosa

15 abr

 decide-o-m_1351102765597

  Hoje em dia a dietoterapia (parte da ciência da nutrição que se dedica às dietas especificas para cada enfermidade) e a gastronomia andam cada vez mais juntas.  Essa união surgiu para dar mais sabor, aroma e melhorar a apresentação das famosas dietas solicitadas nas enfermidades.

   São chamadas de dietas de rotina aquelas dietas que não possuem restrições,onde  apenas são feitas modificações quanto a consistência, facilitando o processo de mastigação, deglutição e digestão. Essas dietas são indicadas em períodos de adaptação quando há dificuldade na aceitação alimentar ou em fases de adaptação como nos pós-operatórios.

   Entre essas dietas, temos a dieta Pastosa.  Provavelmente você já deve ter ouvido falar dessa dieta, mas você sabe como ela funciona e em quais casos são indicadas?

    A dieta pastosa é solicitada para que possa ser fornecida uma dieta adequada, mas que exija pouco ou nenhum esforço na mastigação e deglutição do alimento. Nela os alimentos indicados são todos aqueles que possam ser transformados em purê. Alimentos sem casca ou pele, moídos, liquidificados e amassados. O processo de pré-preparo e cocção deve ser realizado de maneira cuidadosa para que se garanta a consistência exigida pela dieta, e a manutenção dos nutrientes que serão fornecidos para o paciente.  Devem ser evitados alimentos duros, secos, crocantes, empanadas, fritos, cruas, com semente, casca, pele, hortaliças folhosas cruas, com sementes.

    Procure sempre o auxílio de um nutricionista, assim garantirá que mesmo com dietas de rotina, você estará ingerindo uma dieta de qualidade e adequada para o tipo de enfermidade necessária.

Fonte: Aulas da disciplina Técnica Dietética, ministrada pela professora Betzabeth Slater, na Faculdade de Saúde Pública-USP.

Manual de Dietas Hospitalares: http://www.hgv.pi.gov.br/download/201204/HGV25_9251000eac.pdf

Fonte da imagem: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/dieta-pastosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: