As Propagandas e as Crianças

5 abr

propaganda criança

Sabemos que a televisão é uma das maiores companheiras de crianças e adolescentes do Brasil. São tardes inteiras sintonizadas em programas infantis, filmes, desenhos e entre tais programas, as propagandas.  Crianças são diariamente bombardeadas com propagandas e informações sobre alimentos (geralmente hipercalóricos e pouco ou nada nutritivos), sendo que estes geralmente estão vinculados à personagens de desenhos e fantasias. Mas podemos no perguntar: “E daí? São só crianças!”. E nos damos conta de que 80% da influência de compras em famílias vêm das dessas crianças (Pesquisa INTERSCIENTE 2003), que passam horas de seus dias assistindo propagandas que são diretamente direcionadas a elas. E as propagandas não estão apenas na TV, e sim em cartazes, outdoors, lixeiras, internet e em quase todos os lugares imagináveis.

Recentemente foi vetada uma lei que regulamentaria a publicidade de alimentos muito ricos em calorias, gorduras, açúcares e sódio, pois tal lei “privaria a liberdade de expressão”. Crianças têm o direito de se comunicarem e interagirem com o mundo como um todo, sim! Porém, a comunicação deve ser feita de maneira justa, sem “bombardeios”  de publicidade que visam torná-las o mais consumistas e fúteis possível.

Além disso, é do conhecimento da maioria da população que o alto consumo de açúcar e gorduras por crianças, as tornam predispostas a se tornarem obesas, ou a apresentarem sobrepeso. O que fará com que a qualidade de vida destas crianças seja diminuída drasticamente, tornando-as mais suscetíveis a doenças crônicas não transmissíveis, tornando assim, a publicidade desenfreada direcionada às crianças, um sério problema de saúde pública.

Não podemos também culpar os pais, que normalmente passam o dia inteiro fora de casa, por não se comunicarem adequadamente com seus filhos, ensinando-os como interpretar informações que vêm de fora. Porém, é de responsabilidade dos pais e educadores “dar o exemplo” às crianças, ajudando-as a criar hábitos e valores mais sustentáveis e saudáveis.

Documentários como Muito Além do Peso e Criança, a Alma do Negócio, são muito interessantes para quem quiser se aprofundar no assunto.

Fontes:

http://www.muitoalemdopeso.com.br/

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alckmin-veta-lei-que-limitava-propaganda-de-alimento-pouco-saudavel,990993,0.htm

http://defesa.alana.org.br/post/28846064502/crianca-a-alma-do-negocio-mostra-como-no-brasil

Fonte da Imagem:

http://www.sinaprosp.org.br/visualizar_noticia.php?id_noticia=168

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: