Reconhecendo os alimentos

4 abr

Hoje em dia, com o aumento da oferta de produtos industrializados, as crianças, principalmente as que vivem em área urbana, reconhecem cada vez menos tipos de alimentos, com destaque para os de origem vegetal, e a falta de contato com esse tipo de alimento é a principal causa dessa falta de conhecimento.

O principal objetivo desse texto é mostrar características básicas de alguns alimentos comuns.

Arroz

Origem: Ásia

É um tipo de cereal, cultivado no solo bastante úmido. Sendo que os mais comuns são o branco e o integral, e normalmente são consumidos cozidos.  A diferença entre o arroz branco e o integral está na sua cor e seu valor nutricional. O arroz integral é o arroz branco sem ter sofrido refinamento, assim, ele é mais escuro e possui seus nutrientes mais preservados.

plantaç_o de arrozarroz cru c cascaarroz bran cruarroz bran cozarroz inter cruarroz-integral coz

Feijão

Origem: Continente americano

É uma semente da família das leguminosas e não deve haver excesso de água nem deficiência em seu plantio. O feijão carioca é um dos feijões mais consumidos no Brasil e geralmente está acompanhado do arroz. Essa leguminosa é rica em fibras e ferro.

feij_o plantafeijao crufeij_o coz

Pimentão

Origem: Latino-Americana

O pimentão é um legume rico em vitamina C e vitamina A, além de ter um poder antioxidante. Ele pode ser encontrado nas cores verde, vermelha ou amarela. O sabor levemente picante característico dos pimentões é muito apreciado pelos brasileiros, que os consomem de diferentes maneiras, desde crus em saladas, como também assados, refogados e como ingrediente de várias receitas.

piment_o plantpiment_o tipospiment_o comer

Caqui

Origem: Ásia

O caqui é o fruto do caquizeiro. Essa fruta possui grande quantidade de água em seu interior, além de vitaminas como A e C. Sua grande quantidade de fibras pode auxiliar no controle do colesterol sanguíneo.  Entre os  tipos de caqui os mais conhecidos são o caqui vermelho , que é mais mole e doce quando maduro e o caqui-chocolate , que é mais alaranjado , mais duro e menos doce que o caqui vermelho.

caqui arvocaqui

Tomate

Origem: Américas central e do sul

O Tomate é o fruto do tomateiro e possui formato arredondado e cor vermelha, quando maduro. Ele pode ser usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos.  O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. A conformação do tomate pode ser parecida com a do caqui, mas eles se diferenciam pelo sabor e modo como são consumidos, o caqui é consumido puro e o tomate, geralmente, é consumido com acréscimo de sal em saladas.

tomate arvtomate

Carambola

Origem: Índia

A carambola é o fruto da caramboleira de sabor agridoce e sua cor varia de verde a amarela, sendo que as amarelas são as mais maduras. Essa fruta é rica em cálcio ,ferro e vitaminas A , C e do complexo B, além de apresentar substâncias antioxidantes. A carambola pode ser consumida in natura ou usada na fabricação de geléias, caldas, sucos e compotas.

carambola arvcarambola cor

Beterraba

Origem: Europa e norte da África

A beterraba é um tubérculo, que apresenta sabor adocicado e uma coloração vermelho-aroxeada, por conta de um pigmento chamado betalaína, que tem um importante poder antioxidante .  esse tubérculo possui vitaminas A, C e vitaminas do complexo B, sendo que a vitamina C é melhor absorvida  a partir do consumo de beterraba crua, além de conter minerais como Calcio, sódio, fósforo e zinco. Ela pode ser usada na produção de um tipo de açúcar, pode ser consumida crua ou cozida em saladas ou ainda, pode ser ingrediente de sucos.

beterraba plantabeterraba mercbeter crubeter coz

Abacate

Origem: México

É uma fruta. Sua árvore pode atingir até 20 metros de altura. Sua casca é verde escura, sendo que seu interior é meio amarelado, possui uma semente grande. Ela é rica em proteínas, vitaminas, sais minerais e muitas calorias devido ao alto teor de gorduras. Assim, sua ingestão deve ser moderada. No entanto, o setor de nutrição do Departamento de Agricultura dos EUA afirma que a gordura contida no abacate ajuda a reduzir a taxa de colesterol no sangue. Seu teor de potássio é superior ao da banana. No Brasil, ela é muito utilizada para fazer vitaminas.

Abacateiroabacate

Chuchu

Origem: México

É uma hortaliça-fruto. O chuchuzeiro é uma planta perene, caule herbáceo, flexível e trepador, semelhante ao de uva. Apresenta  formato de pera contendo cicatrizes longitudinais. Possui bastante fibra e é de fácil digestão. Normalmente, os frutos são consumidos principalmente na forma de cozidos, suflês, saladas e conservas.

chuchu plantachuchu cortadochuchu coz

Rúcula

Origem: Sul da Europa e parte ocidental da Ásia

É uma hortaliça herbácea. A folha é a parte comestível e comercial da planta, sua cor é verde-clara a verde-escura, possui forma alongada e recortada. Seu sabor, normalmente, é picante, mas pode também ser amargo sob alta temperatura de cultivação. Elas se desenvolvem bem em condições de clima ameno, solos férteis, ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água durante todo o desenvolvimento vegetativo. Mas a planta não tolera solos encharcados. São ricas em vitamina C e minerais como ferro, potássio e enxofre. A planta é considerada medicinal, com propriedades antiinflamatória, digestiva, estimulante e diurética, e é consumida na forma crua ou cozida, em saladas e massas.

rucula maçorucula

Agrião:

Origem: Ásia

É uma hortaliça, de pequena durabilidade, até 3 dias na geladeira. Pode ser plantada tanto na terra quando na água. Diferente da rúcula, suas folhas são arredondadas. É rico em vitaminas (principalmente A e C) e em vários tipos de sais minerais, principalmente em termo de ferro (superior ao couve e espinafre) e de iodo. Assim, ela é ótima para combater anemia e alguns casos de hipotiroidismo. No Brasil, ela é normalmente consumida crua, como salada, na qual possui um sabor picante. Pode ser cosumido cozido, o que faz perder sua picancia e alguns de seus nutrientes.

agriao-26agri_o

Batata inglesa

Origem: Peru

É um tubérculo. É, atualmente, a batata mais consumida no mundo.  Possui uma forma arredondada irregular, amarelada com pontinhas marrons espalhadas discretamente. Apesar de apresentar menos caloria que a batata doce, a batata inglesa possui um alto índice glicêmico, o que é contra-indicada para pessoas diabéticas.  No entanto, a batata-inglesa é fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. É normalmente consumida na forma de fritura, o que faz perder praticamente todos seus valores nutritivos. Já a forma cozida conserva seus nutrientes, principalmente quando é preparada com a casca.

batata plantabatata

Batata doce

Origem: Incerta

É um tubérculo. Possui forma alongada e pontuda nas extremidades. Os tipos mais conhecidos são o roxo e o branco, sendo que o primeiro apresenta casca roxa, e o segundo casa amarelada/ creme, o interior dos dois tipos é semelhante. Seu valor nutricional é semelhante (mais alto em alguns pontos) com o da batata inglesa, porém, apesar do seu sabor adocicado, possui o índice glicêmico menor. É fonte de vitamina A (o que é ausente na batata inglesa). É mais consumida na forma cozida ou assada. Suas folhas também são comestíveis, mais consumidas pelos orientais.

batata doce plantaç_obatata doce

Referências:

http://www.conafe2011.com.br/origem.html

http://www.agrov.com/vegetais/graos/feijao.htm

http://www.horti.com.br/home/curiosidades/pimentao.htm

vídeos documentários “Muito além do peso” e “Criança-a alma do negócio”

http://www.infoescola.com/plantas/pimentao/

http://www.suapesquisa.com/alimentos/tomate.htm

http://www.brasilescola.com/frutas/carambola.htm

http://www.nutricaoemfoco.com/2008/12/06/a-beterraba/

http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/abacate.html

http://www.suapesquisa.com/alimentos/chuchu.htm

http://www.aphortesp.com.br/chuchu.html

http://www.aphortesp.com.br/rucula.html

http://www.atmosferafeminina.com.br/Colunistas/Bruna_Dinalli/Conheca_um_pouco_mais_sobre_o_Agriao

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agriao/alimentos-agriao-5.php

http://nutricaodescomplicada.blogspot.com.br/2009/02/batata-doce-vs-batata-inglesa.html

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/veja-diferencas-entre-os-tipos-de-batatas-e-para-quem-sao-indicadas.html

http://www.batatainglesa.com.br/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rucula/rucula-1.php

Anúncios

Uma resposta to “Reconhecendo os alimentos”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alunos de nutrição da USP criam blog com dicas gastronômicas | Catraca Livre – SP/Rio Grátis - 4 de junho de 2013

    […] de Penne Integral, o Brigadeiro de Cenoura e um Mousse de Cacau com Manga e Banana. Há também um texto muito interessante sobre as características de alguns alimentos recorrentes na mesa dos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: