Como estimular crianças a terem uma alimentação saudável

2 abr

vitamins boy

Diante do mercado alimentício de hoje, cheio de açucar, sódio e gordura, a alimentação saudável perde lugar em nossas mesas, sobretudo para as crianças, que tem mais resistencia à uma alimentação diversificada com frutas e verduras.

Levando em conta toda a diversidade alimenticia, como fazer a criança a optar por alimentos saudaveis ao inves de biscoitos e salgadinhos? Bem, seguem algumas dicas que podem estimular as crianças a refeições mais saudaveis.

  • Nunca force a criança a comer o que ela não gosta: Brigar não é mesmo a solução, além do fato de que a discussão pode acabar estragando o momento da refeição para todos os outros à mesa. Brigar ou obrigar a criança a qualquer custo a comer algo que ela não quer vai deixá-la com ainda mais raiva da comida ou daquele alimento específico.
  • Evite colocar o mesmo tempero em todas as
    saladas:
    Em muitas vezes, o problema não é com a salada em si, mas com o tempero. Por exemplo, se a criança não gosta de vinagre, consequentemente não irá gostar de NENHUMA salada com vinagre, já que os pequenos ainda não têm o repertório para fazer essas diferenciações. Cabe aos pais introduzir novos temperos a esse repertório e evitar os de sabor muito forte. Varie, há uma infinidade de sabores por aí: maionese, molho de iogurte, molho branco, vinagre de maçã, azeite, sal, cominho, ervas finas, orégano com queijo (para dar aquele cheirinho de pizza), queijo derretido, molho de queijo e muitos outros.
  • Ensine: Quantas vezes o seu filho já disse que não gosta de algum legume sem nem ter ao menos experimentado ele um dia na vida? A gente tende a rejeitar o que não conhece. Por isso, explique a seu filho do que se trata aquilo que ele está consumindo. Há livros infanto-juvenis que podem ajudar na missão, com ilustrações e recursos atraentes para os pequenos. Mostre as vantagens de se ingerir cada legume, cada fruta e tente não ser genérico (do tipo: tudo deixa forte e faz crescer).
  • Prepare diferente: A criança pode até não gostra de cenoura cozida no vapor ou de cenoura crua ralada, mas certamente ela gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. Esses preparos alternativos podem até diminuir a aversão da criança ao alimento que ela recusa. Então busque sempre receitas diferentes com aquele legume que a criança não curte muito.
  • Faça da refeição um momento lúdico:
    Pratos coloridos, com desenhos e formas diferentes são muito atraentes para os pequenos e tornam a refeição um momento dos mais prazerosos para eles! Nós sabemos que o corre-corre não nos permite muitas vezes a dedicação a isso, mas um simples detalhe já pode colaborar, como uma fatia de laranja enfeitando o copo de suco ou carambolas fatiadas (naquele formatinho de estrela próprio da fruta) enfeitando o prato de salada.

Fonte: http://blog.clubedolar.com.br/clube-do-lar-geral/como-fazer-a-crianca-gostar-de-comer-verduras-e-frutas/

Imagem: http://www.passarelakids.com.br

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