A Bebida do Amor

22 mar

Chocolate0
História
O chocolate é uma bebida (ou um doce) obtido através do cacau, semente do cacaueiro Theobroma cacau, originário da América. Segundo a mitologia asteca, o deus Quetzalcoatl roubou sementes de uma árvore sagrada e as deu aos seus seguidores mortais para que eles desfrutassem de uma fonte de alegria e prazer, então o cacau surgiu no reino asteca. Essas sementes sagradas eram cultivadas apenas pelos sacerdotes do império que, a partir de sua polpa, produziam uma bebida amarga chamada cacahulat. Esta bebida só podia ser servida em um cálice de ouro puro e como oferenda em ocasiões muito especiais. As favas do cacaueiro eram tão valiosas que os astecas as utilizavam como moeda.

Por volta de 1520, durante a colonização espanhola, o comandante Hernán Cortés tomou conhecimento da bebida e, em seu relato ao rei Carlos V, expressou seu estranhamento sobre o fato de que o imperador Montezuma se servia da taça de ouro puro apenas uma vez, ressaltando que esse comportamento se devia, não somente para demonstrar riqueza, mas também ao grande valor e respeito dirigidos à bebida. Também em seu relato, Cortés informou que apenas uma taça dessa bebida, sem a necessidade de consumir nenhum outro alimento, era capaz de sustentar um homem durante um dia inteiro de caminhada.

Em torno de 1580, o comandante Cortés levou as sementes de cacau para a Europa e provocou reações controversas entre membros da corte espanhola: alguns consideravam o chocolate como a “bebida do amor” ou “elixir da felicidade”, já outros o consideravam “imundo” ou “vindo do inferno”. A bebida se difundiu pela Europa depois que monges espanhóis a deram de presente de casamento para Luís XIII, da França, e Ana, da Áustria. A corte francesa passou a aderir ao chocolate e logo toda a corte europeia passou a consumi-lo. A bebida amarga começou a receber adição de mel, deixando-o com um paladar mais agradável.

A popularização do chocolate começou a partir do século XVIII, época da fundação da primeira fábrica de chocolate do mundo na Suíça, devido à industrialização dos seus processos de produção. A adição de leite e açúcar à bebida e a elaboração de novos processos de fabricação levaram à melhora do paladar e à criação do chocolate em barra, o que aumentou sua popularidade.

Valor nutritivo
O chocolate, em relação ao seu valor nutritivo, é uma fonte importante de:

  • Energia – devido ao seu alto teor de gordura e açúcar;
  • Teobromina – estimulante cardíaco; provoca sensação de prazer por alterar os níveis de serotonina;
  • Cafeína – favorece a digestão; age sobre o sistema nervoso central, aumentando a percepção dos estímulos sensoriais; estimulante cardíaco; diurético;
  • Taninos – conferem cor e adstringência;
  • Substâncias aromáticas – conferem aroma e acentuam o sabor da bebida.

Além disso, a maioria dos preparos de chocolate é acrescida de leite, o que aumenta a oferta de nutrientes como o cálcio, e açúcar, o que eleva seu valor energético.

Preparo e consumo
O chocolate como bebida é consumido tanto quente quanto frio e seu preparo pode ser:

  • A partir da diluição de achocolatados industriais em pó em leite frio ou quente;
  • A barra de chocolate derretida. A melhor maneira para esse preparo é derreter em banho maria (geralmente acrescido de um pouco de leite);
  • O chamado “submarino”, que é preparado a partir da infusão de uma barra de chocolate em uma xícara de leite quente até derreter;
  • Algumas bebidas alcoólicas, como licor;
  • Bebidas formadas a partir de misturas de chocolate com outros ingredientes, como por exemplo o capuchino (chocolate + café), mocha (chocolate + baunilha), entre outros.

Fonte:
http://www.nestleprofessional.com/brazil/pt/SiteArticles/Pages/chocolates_historia.aspx<a
Aulas da disciplina Técnica Dietética, ministrada pela professora Betzabeth Slater, na Faculdade de Saúde Pública-USP.

Fonte da Imagem:
http://www.receitasdeculinaria.com.pt/perguntasFrequentes.php?idC=125&idA=2975

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: