O Café pelo mundo

20 mar

cafe

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. Originário da Etiópia e se difundiu pelo mundo. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra “café” não é originária de Kaffa, e sim da palavra árabe qahwa, que significa “vinho”, devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe. A cafeína, presente no café, estimula a produção de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar, o que explica o aumento do pique e disposição depois de alguns goles de café.

As duas espécies de café mais cultivadas no mundo são a Coffeaarabica (Café Arábica) e a Coffeacanephora (Café Robusta ou Conillon):

• O Arábica produz cafés de melhor qualidade, finos e requintados. Com aroma intenso e variados sabores, tipos de corpo e acidez. Apresentam diversas tonalidades de verde e é cultivado em regiões deelevada altitude. Originário da África Oriental – região próxima da Arábia, de vem o seu nome.

• O Robusta é o café originário da África Central, apresenta um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar. Não possui sabores variados nem refinados. Sua acidez é mais baixa e é utilizado frequentemente nos cafés solúveis.

Por todo o mundo, cada país consome essa bebida de diferentes formas.

Café Brasileiro: O Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, é o segundo consumidor global do produto, atrás dos EUA.O cafezinho, mais popular do que nunca nas residências dos brasileiros, é feito a partir da filtragem por coador ou cafeteira.Alguns deixam o pó ferver junto com a água e jogam essa mistura no coador. Outros põem o pó no coador e despejam a água quente por cima.Bem encorpado ele conta com água durante sua extração rápida, talvez seja por isso que seus óleos essenciais estejam mais presentes.

Café Colombiano: Na Colômbia, unicamente se cultivam os cafés arábicos os quais produzem uma bebida suave, de maior aceitação no mercado mundial.Os grãos colombianos são colhidos à mão quando maduros, de coloração vermelha e amarela (nunca verdes)e proporcionam cafés saborosos, com forte aroma e muito valorizados por sua acidez. Seu processo de produção e de preparo é semelhante ao brasileiro. Consumo nacional de 3 copos por dia por pessoa.

Café Turco:Na Turquia e em outros países do Oriente, o café é preparado a partir de grãos moído finamente e sem coar, misturando o pó à água fervente. A bebida resultante fica concentrada, servindo-se tradicionalmente em chávenas pequenas, sem pega, com ou sem açúcar. Antes de consumir o café acabado de preparar, é aconselhável aguardar para que o pó se deposite no fundo da chávena. Uma vez servido, não se deve mexer o café, para evitar que o pó se suspenda na bebida. Deve-se parar de beber quando se sente grãos na boca, deixando a borra resultante no fundo da chávena.

Há muitas outras formas de se tomar café. O café, como um vinho, dependendo da forma que foi produzido, processado e preparado apresenta características únicas que dão um show de sensações.

Fontes: site G1 globo

Café Brasileiro: sites ABIC, Veja Abri e Magazine Luiza

Café colombiano: sites Zcafé, Colombia Travel, Mark Café e Veja Abril 

Café Turco: Site Slide Share “Algumas formas de consumo de café no mundo” 

Fontes imagens: Sites: Rubro Café, Makro, café mais sabor, Boa dieta e Agenda Turquia Visão 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: