Chá: Um Grande Ritual

19 mar

british-tea

Bebida mais consumida no mundo, o chá é, hoje, universal. Da cidade ou do campo, rico ou pobre, só ou acompanhado, nos quatro campos do mundo, o homem toma chá, ainda que, nos diferentes países, cada um o faça à sua maneira. Ocidente e Oriente se reconhecem ao redor de um chá.

Chá no Brasil

As plantações de chá no continente sul-americano são recentes, sendo que o Brasil produz cerca de 7.500 toneladas por ano. Os chás manufaturados são pretos e de folhas “quebradas”; destinam-se ao preparo de chás, em sachês de papel, para o mercado americano.

Atualmente, o Brasil exporta o mate, pois na Europa seu consumo tem crescido, alias, há alguns anos ele tem sido aromatizado como o chá. Pode ser encontrado aromatizado com mel, com limão e até mesmo com chocolate, mas o mate não perde suas propriedades, simplesmente adapta-se ao gosto europeu, que pode ser bebido quente ou gelado. O mate é também conhecido como o chá dos jesuítas que perceberam os benefícios dessa planta para a saúde: rico em mateína, molécula próxima da teína, recupera a energia e combate à fadiga. Também funciona como moderador de apetite e é associado ao chá verde nos regimes de emagrecimento sendo frequentemente encontrado na Floresta Amazonica.

Consumo de chá na Inglaterra

Os ingleses são incontestavelmente um dos povos da Europa que mais consomem chá. Seu consumo anual beira os 3Kg por habitante sendo que eles  apreciam principalmente o chá preto bem  encorpado, podendo ser servido com leite e, às vezes, com açúcar.

O chá está presente a qualquer hora do dia. Além de ser apreciado no breakfast tea acompanhado de muffins, geleias e panquecas, é também muito estimado a ser tomado às 5h da tarde. Esse costume deve-se certamente à duquesa Anne de Bedford o hábito do Afternoon tea . Ela costumava servir o chá em sua antecâmara, entre às 16h e 17h, quer estivesse ou não acompanhada. Seu chá da tarde, ou five o’clock, era servido em lindas xicaras de porcelana finíssimas vindas da China. Geralmente era degustado com sanduiches e pãezinhos acompanhados de marmelada.

Chá na saúde

O chá é rico em teína, molécula quase 3 vezes menos potente que a cafeína, restaura a energia e estimula o cérebro. É também rico em antioxidantes, assim sendo combate ao envelhecimento e por isso tem sido utilizado cada vez mais na indústria cosmética. Possui flavonoides,  protegendo assim contra as doenças cardiovasculares, uma vez que facilita a circulação sanguínea. É rico em flúor e contem as vitaminas A,B, C, E e K. Ajuda na digestão e é um excelente diurético. Não contem calorias e pode ser bebido quase à vontade. No entanto deve-se ressaltar que, apesar de todos os benefícios que apresenta, o chá não é um tratamento médico e não pode ser utilizado como medicamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: