Pré-preparo e preparo dos alimentos

18 mar

chef (2)

O que é necessário para se fazer uma receita? Ingredientes, colheres, xícaras, fogão, geladeira, tempo… Certo. Mas sobre os ingredientes, como eles devem estar para entrar na receita? Crus, cozidos, picados, moídos, lavados… há uma infinidade de coisas que temos que fazer para podermos usá-los em nossas receitas. Já pensou sobre isso?

Para a realização de algum tipo de receita, é necessário o pré-preparo e o preparo dos alimentos. Agora, você se pergunta: “O que é o pré-preparo e preparo dos alimentos?” ou “Por que é preciso pré-preparar e preparar os alimentos?”. Sim, nós temos a resposta! O pré-preparo dos alimentos são os processos anteriores ao resfriamento e/ou aquecimento,os processos de aquecimento e/ou resfriamento já fazem parte do preparo deste alimento e têm como objetivo torná-lo visualmente mais agradável e mais aceitável ao nosso paladar. Basicamente, torná-lo mais bonito e gostoso.

O processo de pré-preparo consiste na limpeza, divisão ou mistura dos alimentos para serem consumidos crus ou submetidos ao cozimento. Já o preparo seria o  congelamento ou cozimento propriamente ditos, entre outras ações sobre o alimento. Por exemplo, o pré-preparo do arroz seria a lavagem do arroz e o preparo seria a cocção dos grãos.

Tendo esclarecido o que são os processos de pré-preparo e preparo, ainda falta a resposta da segunda pergunta… “Por que é preciso pré-preparar e preparar os alimentos?”. Oras, com esses processos, pretendemos manter o valor nutritivo, ou seja, manter os nutrientes no alimento; desenvolver, aumentar ou alterar o sabor e eliminar organismos patogênicos ou substâncias prejudiciais que podem ser encontrados nos alimentos crus.

Portanto, para você que chora ao cortar a cebola, que fica com o braço doendo para picar a carne, que fica verde de fome esperando o feijão cozinhar logo, olha só que coisa boa para se dizer: botar a mão na massa é um pouco mais do que “algo que se tem que fazer para comer”, é a utilização das técnicas de pré-preparo e preparo, é uma Ciência, é uma ARTE! Reflita 😉

Fonte-imagem: Gastronomia na medida certa (blog)

Bibliografia: “Nutrição e Técnica Dietética” da profª Sonia Tucunduva Philippi. 2ª edição revisada e atualizada. Editora Manole. Barueri. 2006. Capítulo 4 “Técnicas básicas”.

Grupo 1: Adriana de Paula,Paloma Borges, Pâmela Pontes e Roberto Jun

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: