Feiras de bairro, economia e alimentação saudável

15 mar

blog_feira-livre

As mudanças no padrão alimentar da população brasileira, o aumento da incidência de doenças e agravos não transmissíveis e a influência de fatores ambientais e da mídia constituem fatores que têm contribuído para que as pessoas busquem alternativas de melhoria da qualidade de vida. Apesar da busca por uma alimentação saudável ter ganhado atenção na mídia, uma das reclamações a respeito gira ao redor do custo elevado associado a mesma.

Um padrão observado nos últimos tempos é adoção do hábito de compra de frutas e hortaliças em supermercados e mercearias acompanhado pelo esquecimento das tradicionais feiras regionais ou de bairro.

As feiras regionais apresentam-se como interessante opção para quem busca uma alimentação saudável, com qualidade e de maneira econômica.  A compra de alimentos nestas feiras pode apresentar economia de 90% em relação a compra em alguns supermercados ainda que num mesmo bairro.

Adicionalmente, diversos feirantes buscam seus produtos direto de centrais de abastecimento ou ainda diretamente de agricultores que são os responsáveis pelo cultivo dos alimentos, favorecendo assim a oferta de alimentos mais frescos. A opção de compra em feiras apresenta superior diversidade de alimentos como hortaliças, frutas, entre outros. A diversidade observada em feiras é fator a ser considerado no momento de fazer suas opções de compra. Com produtos variados reunidos num só local as feiras apresentam superioridade ao se comparar os custos, por exemplo, com o transporte para compra de alimentos em detrimento a combinação de diferentes supermercados e mercearias.

A análise da compra do produto deve ir além do preço do produto, devem ser consideradas as proporções do alimento que serão utilizadas, assim como seu estado de conservação e qualidade. O planejamento é um item essencial ao tratar de economia em compras de alimentos, dispender 30 minutos semanais para suas comprar pode trazer benefícios não somente nos totais gastos com alimentação como também com tempo voltado para compra de alimentos ao longo de sua semana.

Como em qualquer situação de manipulação de alimentos são necessários atenção e cuidados com a higiene dos alimentos a serem consumidos. Confira nossos últimos posts a respeito dos momentos pré e pós-compra!

Fonte da Imagem: focandoanoticiapb.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: