Compra e seleção de alimentos

14 mar

    A aquisição de alimentos é muito mais que um simples ato de sobrevivência, ainda mais na atualidade quando temos uma variedade imensa de alimentos de vários sabores distintos, desde os alimentos industrializados até os naturais, como as frutas e verduras que na maioria deles encontramos em quase todo os meses do ano, mesmo que as vezes com preços elevados. O ato de selecionar o alimento vai além do simples objetivo do melhor preço com a melhor qualidade, tem a ver com os gostos pessoais, quanto pretendemos gastar, experiências vividas, lembranças e a preocupação com “ser saudável”. O fato de você amar biscoitos de baunilha pode ter tudo a ver com as tardes divertidas que você passava com seus avós e primos comendo os biscoitos que sua vó fazia, ainda que você jamais encontre biscoitos iguais aos dela. A escolha do alimento é também uma questão de cultura e ideologia, uma pessoa que escolhe ser vegetariana tem motivos para isso, ainda que seja somente o gosto pessoal. O mundo a nossa volta influencia em como e quais alimentos escolhemos e nós influenciamos através dos nossos hábitos alimentares, os outros ao nosso redor.

   Você já deve ter ouvido muitas dicas de como escolher as frutas, legumes e até de como escolher as melhores marcas para determinado tipo de alimento, e não é que algumas funcionam mesmo? A aparência, cheiro e textura são critérios básicos para escolher uma boa mercadoria, para isso temos que conhecer as características do alimento que adquirimos; não podemos dizer que um abacate está verde se não sabemos como ele é quando maduro, certo? Se for comprar algo que não conhece o melhor é consultar alguém que tem experiência no assunto para levar o melhor para casa.

A mídia com tantas marcas também nos deixa confusos, nossos antepassados se queixavam da falta de opções, já nós nos queixamos de não saber escolher dentre tantas. A realidade é que temos uma oportunidade de ouro nas mãos tendo tantas opções que podemos adquirir no mercado, levando em conta gostos e preços. Uma dica pra economizar e ter melhor qualidade no que compramos é buscar frutas e vegetais da época, eles são melhores, mais bonitos e geralmente mais baratos, revezando a cada estação do ano, assim consumimos também uma maior variedade de alimentos.

A maneira de preparar os vegetais pode fazer com que amemos todos eles o que aumenta a variedade, mas isso é assunto pra outro post…

Imagem

Fonte: —-   Imagem: mdemulher.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: