Nutrição e Culinária

5 mar

culinária_crianças

Se alimentar sempre foi uma necessidade e hábito do ser humano, mas com o passar do tempo e a aquisição de conhecimentos, a questão do comer se tornou um assunto muito mais amplo. Preocupamo-nos não só em “comer” mas também em “nutrir”. A preparação dos alimentos também foi se modificando ao longo da história, com novos utensílios e técnicas de culinária.

A culinária é a arte de cozinhar, e nos proporciona pratos de diversas regiões, culturas e países. Novas receitas podem ser criadas como alternativa ao que é considerado padrão, quando, por exemplo, há questões religiosas envolvidas – como no caso dos judeus que aboliram a carne de porco-, ou por uma questão pessoal, na qual o indivíduo opta por ser vegetariano ou vegano. Sem a devida atenção às preparações e as necessidades nutricionais de cada caso, podem ocorrer deficiências nutricionais sérias.  Portanto, juntando a arte de cozinhar com a nutrição, podemos oferecer ao indivíduo uma alimentação rica em nutrientes, completa e diversificada.

Um desafio para nossa geração é fazer com que a culinária faça parte da vida das pessoas, uma vez que o avanço da indústria alimentícia e o modo de vida geral teve um grande impacto na forma de como as pessoas se alimentam. Por falta de tempo, ou até mesmo por não saber ou não gostar de cozinhar, a opção mais fácil é a comida rápida e prática, vendida amplamente e de fácil acesso nas redes de supermercado, ou em redes de fast food. O consumo excessivo desses produtos ricos em gordura e açúcar ocasionou um aumento de obesidade na população, doenças como diabetes adquirida e doenças crônicas devido ao colesterol alto, etc.

A culinária, portanto,  é  imprescindível na melhora dos hábitos alimentares da população, possibilitando uma alimentação mais saudável e ao mesmo tempo com sabor agradável e aparência atrativa. Além disso, garante uma maior segurança durante a preparação e manipulação dos alimentos e ocasiona uma maior interação entre os membros da família no momento da refeição, algo que nos dias de hoje é extremamente raro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: